Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

Comissão debate mobilidade urbana e segurança no trânsito para ciclistas

O objetivo é analisar as causas da violência no trânsito, especialmente as situações que envolvem os ciclistas, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/07/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00
Debate sobre mobilidade e ciclistas
A bicicleta é um importante meio de transporte urbano. Foto: Governo de Brasília

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promove audiência pública na terça-feira (04/07) para um debate sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito sob o olhar dos ciclistas.

O debate atende a requerimento do deputado Jonas Donizete (PSB-SP).

Ele afirma que o objetivo é analisar as causas da violência no trânsito, especialmente as situações que envolvem os ciclistas, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.

Foram convidados para o debate mobilidade urbana e segurança no trânsito para ciclistas, entre outros:

– a coordenadora financeira da ONG Rodas da Paz, Renata Aragão;
– a diretora financeira da União de Ciclistas do Brasil (UCB), Ana Carboni; e
– a jornalista e integrante da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), Renata Falzoni.

Confira a lista completa de convidados

A reunião acontecerá às 16h30, no plenário a se definir.

Números

No ano de 2021, últimos dados disponíveis do Ministério da Saúde, 1.381 ciclistas morreram no trânsito brasileiro. Foram 29 mortes a mais que em 2020. Se compararmos ano a ano, desde 2016, percebe-se que é um número que ou fica estável ou aumenta. Não há uma queda em nenhum dos anos analisados. Ou seja, esses números retratam uma realidade de risco e fragilidade que envolve os usuários que optam pela bicicleta em seus deslocamentos. E, conforme estudos, a população está cada vez mais usando esse meio de transporte para se locomover nas cidades.

De acordo com pesquisa da Ideia Big Data para o Instituto Clima e Sociedade (iCS) em parceria com o Instituto Escolhas, 16% da população brasileira considera a bicicleta o transporte ideal. O estudo ouviu mais de três mil brasileiros de todas as regiões do país. A pesquisa diz ainda que no ranking, o modal perde apenas para o carro (30%) e ônibus (19%).

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *