Notícias

Notícias

Como aproveitar o tempo no trânsito 

Como aproveitar o tempo no trânsito
Foto: Freepik

Quem precisa enfrentar vários minutos ou até horas no trânsito pode se beneficiar ao otimizar esse momento de diferentes maneiras. Saiba como aproveitar o tempo no trânsito.

Bruna Marzarotto – 

Redatora

Foto: Freepik

Com o tráfego das grandes cidades, é comum que a locomoção acabe tomando um tempo considerável do seu dia. Mas já imaginou utilizar esse momento de forma produtiva? É possível aproveitar o tempo no trânsito para desenvolver uma habilidade, adquirir mais conhecimento ou, simplesmente, relaxar.

Entretanto, é muito importante que você tenha em mente que essas atividades só podem ser realizadas por aqueles que estão no transporte público ou no banco de carona do carro. Realizar qualquer atividade paralela enquanto está no volante é muito perigoso e considerada uma infração pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), seja fazer um lanche ou mexer no celular.

Assim, o aproveitamento de tempo é válido somente para aqueles que não estão na função de guiar um carro. Se você está entre os usuários de ônibus, metrô ou faz o seu trajeto de carona, saiba que com algumas dicas você pode otimizar os minutos que passa para chegar de um ponto a outro. Veja como!

Estude algo que pode colaborar com o seu currículo

Imagem: Babbel

Já que você estará dentro de um veículo por longos minutos, que tal fazer uma lição de um curso que pode colaborar para a sua evolução profissional? Seja algo específico da sua área ou um aspecto da sua conduta profissional que precisa ser melhorada, esse momento pode ser essencial para ampliar seus conhecimentos.

Uma dica é aproveitar o tempo no trânsito para estudar um segundo idioma, como o inglês, que tem sido cada vez mais requisitado pelo mercado de trabalho. Existem muitas opções de cursos para falar inglês, sendo o app Babbel um deles, que permite que você salve lições para fazer mesmo quando não estiver conectado à internet.

Conheça o mundo dos podcasts

Se você não quiser começar ou terminar seu dia com os noticiários da rádio, pode optar por acompanhar um podcast. O podcast é como um programa de rádio, mas totalmente focado em um tema, sendo posteriormente divulgado em aplicativos que a maioria dos smartphones apresentam de fábrica.

Qualquer assunto que você imaginar pode aparecer nos podcasts. Há quem ouça aqueles focados em empreendedorismo, outros que preferem atualizações sobre moda e há até podcasts que tratam sobre casos judiciários famosos do país.

Essa é uma boa forma de aumentar o seu repertório em determinado assunto, sem sobrecarregar a mente e ainda aproveitar o tempo no trânsito.

Coloque sua série preferida em dia

Imagem de rawpixel.com por Freepik

Se você assina serviços de streaming como Netflix ou Amazon Prime, pode baixar episódios da série que está assistindo (ou mesmo filmes completos) no aplicativo no celular. Para aqueles que gastam horas no trânsito, esse pode ser um ótimo momento para relaxar com entretenimento.

Nesse caso, os aplicativos permitem que você salve episódios no seu celular liberando o acesso mesmo quando não há conexão com a internet. Assim, aqueles que passam por trajetos em que o sinal da internet móvel é fraco podem assistir tranquilamente o que foi previamente salvo.

Apenas relaxe

Por mais que a viagem de ônibus, metrô ou de carona sejam ótimos momentos para ser produtivo em outras áreas da vida, nada impede que você apenas relaxe. Uma das possibilidades para o seu trajeto é projetar o futuro, o famoso “sonhar acordado”, que é extremamente funcional para várias pessoas, que conseguiram alcançar objetivos a partir dessa atividade.

Além disso, você pode aprender a meditar – sim, mesmo em um ambiente com barulho ou movimentado! A meditação tem inúmeros benefícios para o corpo e para a mente, desde o estímulo à memória até o aumento da imunidade.

E se os livros provocam relaxamento para você, a leitura pode ser uma grande aliada no transporte. Você pode levar livros físicos ou adquirir as versões digitais para ler no smartphone ou em equipamentos como o Kindle.

É claro que nem todo mundo se adapta à todas as dicas para aproveitar o tempo no trânsito. Por isso, vale fazer um teste para descobrir o que funciona melhor para você e para sua rotina. Dessa forma, com otimização nos minutos de viagem, você terá mais tempo para fazer outras atividades quando chegar em seu destino.

 

Artigos Recomendados Para Você

1 Comentário

  1. Como aproveitar o tempo no trânsito – Portal do Trânsito | Portal Viver Política

    […] Agência de Conteúdo, 11 de julho de 2020 0 4 min leitura 0   Foto: […]

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *