Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

Conheça as principais regras de segurança para ciclistas 

O Portal do Trânsito traz dicas necessárias para ciclistas e também para quem utiliza as bikes por hobby ou como meio de transporte


Por Accio Comunicação Publicado 10/10/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

Foto: Freepik.

Pedalar é um excelente exercício físico e além disso, oferece uma forma alternativa limpa de transporte. De acordo com números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), cerca de 7% dos ciclistas brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte principal.  

Além disso, segundo a Bicycle-Guider, há 1 bilhão de bikes no mundo (cerca de 40 milhões só no Brasil).  

O Portal do Trânsito trouxe algumas dicas valiosas para ciclistas e também para quem utiliza a bike como hobby ou como meio de transporte. Confira! 

1-Use de capacete não é obrigatório, mas necessário 

Em primeiro lugar, ao pedalar em ruas ou avenidas, usar capacete é extremamente importante. Apesar de não ser um item obrigatório, o capacete é o maior item de segurança para o ciclista, pois reduz o impacto na cabeça em caso de queda.  

Tendo o capacete adequado e devidamente ajustado, o ciclista pode seguir viagem.

2-Quais as manutenções necessárias nas bicicletas? 

Outra dica importante é a verificação de segurança da bicicleta antes de pedalar.  Eventualmente, os freios ou as engrenagens podem não funcionar adequadamente. Por isso, checar as condições e o funcionamento dos pedais, engrenagens e do sistema de freio é crucial para um trajeto confortável e seguro

Homem faz manutenção no sistema de correias de bicicleta usando uma ferramenta específica
Foto: Envato

Uma boa dica é incluir luzes de sinalização traseira e frontal em sua bike! É um item a mais e que faz toda a diferença para sua segurança e dos demais. 

3-Dicas extras de segurança para pedalar 

Atualmente, grandes centros urbanos têm construído ciclovias e ciclofaixas destinadas a quem utiliza a bicicleta diariamente. De fato, a utilização dessas vias exclusivas garante uma relação saudável no trânsito, além de maior segurança para os ciclistas.  

Além disso, evitar distrações enquanto estiver pedalando, afinal, o ciclista não quer atropelar ninguém e muito menos sofrer um acidente. 

4-Quais principais itens de segurança que o ciclista deve usar?  

Foto: Freepik.

Além de capacete, roupas adequadas e confortáveis e capa de chuva, outra regra importante é a visibilidade!  

Ou seja, seja durante o dia, com Sol, neblina ou chuva, quem pedala deve sempre se manter visível ao trânsito. É importante também garantir que os itens luminescentes dos pedais e das rodas estejam em boas condições. Outro exemplo essencial é a utilização de roupas refletivas durante a noite.  

Por fim, mas não menos importante, conheça e siga as regras e normas de sinalização ao pedalar. Indicar com as mãos a direção para a qual deseja fazer uma conversão, parar em semáforo e manter-se à direita são algumas normas essenciais.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *