Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de dezembro de 2024

Uso de celular ao volante aumenta acidentes nas cidades


Por Talita Inaba Publicado 16/02/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h48
Ouvir: 00:00

O aumento da frota de veículos e a imprudência dos motoristas são os principais fatores para o grande número de acidentes nas vias urbanas, especialmente devido ao uso do celular, avalia Antônio Nelson da Silva, professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (SP).

Uma pesquisa do Instituto Avante Brasil, com base nos dados do Centro de Estudos Automotivos, mostra que sete em cada dez acidentes com vítimas acontecem dentro da cidade. “Quase 25% dos acidentes envolvem o uso do celular em algum momento, seja falando, lendo ou enviando mensagens de texto ou mesmo para pegar o aparelho. Quando a pessoa estica o braço, ela se distrai da direção e acaba fazendo alguma bobagem”, disse o professor.

Distração

A vendedora Paula Pelegrini admite a falta de cuidado no trânsito. “Dentro da cidade, nem todo mundo que dirige presta atenção no que está fazendo, então fala no celular, não usa o cinto e sai sem dar a seta”, admitiu. Para o professor da USP, três medidas são necessárias para minimizar a imprudência dos motoristas. “Primeiro é a educação, temos que ensinar as pessoas desde pequenas sobre como é que se comporta no trânsito, como se conduz e quais são os riscos. Depois, setores de controle de tráfico devem implantar semáforos, faixas de sinalização e radares para garantir que o motorista vá se comportar como deve. O terceiro é o que chamamos de esforço legal, que é a punição para quem comete alguma infração”, afirmou.

Fonte: Globo.com

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *