Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de março de 2024

Veja o passo a passo para inscrição no Cadastro Positivo de condutores pela CDT


Por Mariana Czerwonka Publicado 30/09/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Portal do Trânsito mostra o passo a passo para a inscrição no Cadastro Positivo de Condutores, através da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Veja!

Durante a Semana Nacional de Trânsito 2022, o Ministério da Infraestrutura divulgou o lançamento do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que foi previsto pela Lei 14071/20. Ele tem como principal objetivo, conforme o órgão, valorizar as boas práticas no trânsito e premiar o bom condutor. No entanto, muitos cidadãos estão com dificuldades em acessar o benefício. Por esse motivo, o Portal do Trânsito mostra o passo a passo para a inscrição no Cadastro Positivo de condutores, através da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Em primeiro lugar, você deve ter instalado o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível tanto para Android quanto iOS. Além disso, para ter direito aos benefícios, o condutor não pode ter nenhuma infração de trânsito nos últimos 12 meses.


Leia também:

CRLV 2022: veja como ter acesso ao documento digital ou impresso 

Veja o passo a passo:

01. Abra o aplicativo CDT e clique na aba verde onde está escrito “Condutor”.

Cadastro Positivo passo 1

 

 

 

 

 

 

 

 

02. Ao clicar em Condutor, aparecerão as suas informações como nome, CPF, categoria de habilitação, além do ícone para a “CNH” e o do “Cadastro Positivo”, é nele que você deve clicar.

Passo 2

 

 

 

 

 

 

 

 

03. Depois de clicar no “Cadastro Positivo” você encontrará uma tela com informações sobre o Cadastro Positivo de Condutores. Além disso, um ícone de Autorização e outro sobre os Parceiros do Bom Condutor. Para autorizar a sua participação no cadastro assim como ter acesso aos futuros benefícios, clique no ícone “Autorizar Participação”.

inscrição cadastro positivo de condutores Passo 3

 

 

 

 

 

 

 

 

04. Você está quase lá. Agora, basta ler o Termo de Autorização e clicar primeiro em “Li e concordo com o termo e condições de autorização”. E, na sequência, em “Autorizar”.

Passo 4

 

 

 

 

 

 

 

 

05. Pronto! Agora você já se inscreveu no Cadastro Positivo de Condutores. Nessa última tela aparecerão algumas informações importantes. Primeiro, a sua “Situação” constará como “Inativo”, pois, conforme está escrito no próprio aplicativo, a ativação será realizada na próxima versão do aplicativo em 13/10/22. Nesta tela também será possível consultar os parceiros do bom condutor, excluir a autorização bem como verificar o histórico.

inscrição cadastro positivo de condutores Passo 5

 

 

 

 

 

 

 

 

Possíveis benefícios

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, poderá haver a premiação da boa conduta dos motoristas através de benefícios, como descontos e isenção de taxas e tributos pelos órgãos governamentais, condições diferenciadas para locação de veículos, em contratação de seguros, tarifas de pedágio e estacionamento. A opção do benefício fica a critério de quem o oferecerá.

“O Detran de Mato Grosso do Sul, por exemplo, informou que concederá 20% de desconto na renovação da carteira de habilitação ao condutor positivo. O benefício terá início em 2023” adiantou o órgão.

CDT

A Carteira Digital de Trânsito reúne num único aplicativo as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) assim como o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), com o mesmo valor legal dos documentos em papel.

Para ter acesso à CDT é preciso baixar o aplicativo, disponível para Android ou iOS. Em seguida, fazer o login pela conta gov.br.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *