Cordel sobre o trânsito
Gerardo Carvalho (Pardal)*
Campanhas pouco adiantam. O trânsito só se ajeita através da educação.
Olá, turma do volante,
Da bicicleta e da moto,
Pedestres, me deem um instante
Pra eu dizer o que noto
De uma realidade triste
Que, infelizmente, persiste,
Porque não há decisão
De fazer a coisa direito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
Aqui neste meu cordel,
Uma história vou contar
De alguém que cumpre o papel
De educador exemplar.
E que ver que a violência
No trânsito tem frequência
Aumentada e a solução,
Diz ele, e bate no peito:
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
Esta história aconteceu
Nas ruas de Fortaleza.
Tanta gente padeceu,
Causando muita tristeza.
Vi, então, um professor,
Que tinha sentido a dor
Da perca de seu irmão
E diz: “ninguém tem respeito.”
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
E o professor continua
A sua aula pra alertar
Aos que passam pela rua
Pra virem a se respeitar.
Pedestres e motoristas,
Ciclistas, motociclistas,
Que um do outro seja irmão
Do contrário não tem jeito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
Ele é o professor Pardal
– Não sou eu, mas o inventor –
Chegou à praça e afinal,
Como todo professor,
Monta ali a sua sala
E com muita calma fala
Começando a aula então
Com uma tristeza no peito:
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
E assim o professor Pardal,
Bem na praça no Ferreira,
Montou o seu pedestal
Para empunhar a bandeira
Por um trânsito educado
Pois ele é especializado.
Ouçamos a sua lição,
Ele tem um bom conceito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
Depois de tudo montado,
Vai falar o professor:
Neste trânsito aloucado,
Eu fui sempre defensor
Que pra paz acontecer
A EDUCAÇÃO tem que ser
Prioridade de ação
Do presidente ao prefeito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
Vem desde noventa e oito
O Denatran com Campanha
E o usuário ainda afoito
No trânsito morre, apanha.
A campanha é passageira
E o resultado é besteira.
É dinheiro gasto em vão
Isso tem pouco proveito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
Quando o Código foi escrito,
Veio a primeira Campanha.
No deserto foi um grito
Quase ninguém acompanha.
Estava tudo tão novo
Que pouco fez com que o povo
Transformasse sua ação
Para o trânsito ter jeito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
Depois em 99, Sendo o tema Segurança,
O CONTRAN então promove
Outra Campanha e assim lança
No rádio, TV e jornal.
Procedimento anual
Com muito pouca adesão
Que leva o mesmo defeito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
Ao chegar o ano 2000
O PEDESTRE foi o tema.
Tentaram ver se o Brasil
Refletia sobre o problema.
Mas como toda campanha,
O que é mesmo que se ganha?
É muito mais ilusão
E tudo do mesmo jeito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO
Quem tem álcool na cabeça
No trânsito sempre apanha
E pra que ninguém esqueça
Foi tema de uma campanha
Que houve em 2001.
Efeito quase nenhum,
Porque a causa da questão
Não querem atacar direito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO
Foram muito mais Campanhas
Ao ar até este ano;
E pouca coisa se ganha
Melhor seria ter um plano
O professor avalia:
Ensinar CIDADANIA
Isto sim é solução
Lá na escola é o melhor jeito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
As Campanhas que nós vemos
Acontecem anualmente,
Mas no Código nós lemos:
De “caráter permanente”.
E isto não é o bastante
É o professor que garante,
Mostrando insatisfação
Com todo este malfeito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
Do banco da praça fala
Um senhor já bem maduro:
“Se o nosso povo se cala
Vai continuar inseguro
Este trânsito violento
Porque não há investimento
Na EDUCAÇÃO como opção
Só assim se tem proveito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
Um jovem ali do seu lado
Faz pergunta interessante:
Será mesmo um dia educado
Quem há tempo está ao volante?
E já de cabeça feita
Será que tem quem o ajeita,
Será que tem correção?
Para trafegar direito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
De fato só há mudança,
Quando na escola existir
A EDUCAÇÃO da criança,
Se não tudo vai ruir.
Tudo vai continuar
Trânsito aí a matar,
Diz alguém com convicção,
Denunciando o malfeito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
E a aula assim continua
Clama o professor Pardal.
Pergunta alguém lá da rua
Por que o governo usa mal
O que pagamos de imposto?
O professor com desgosto
Diz: “é cegueira e omissão
Pura falta de respeito”.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
É a mais pura burridade
O governo então gastar,
Com tanta mortalidade,
No trânsito,
e se furtar
De educar no dia-a-dia,
Fazendo assim economia
Que é fruto da prevenção.
É só querer que tem jeito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
Criar uma disciplina
Chamada CIDADANIA,
O professor imagina:
É o que solucionaria.
E acabaria o prejuízo
De um trânsito sem juízo
Que de morte é campeão
E se vive desrespeito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
CIDADANIA pra estudar
Ética, moral e civismo.
Sexo também deve estar
Sem partir para o erotismo.
Pra que a formação do ser
Seja prioritário ao ter
E produza um cidadão
Com seu dever e direito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
A cada 15 minutos,
Há uma vítima fatal
Por estes asfaltos brutos,
17 pro hospital,
Atendidos em emergência
E fica a deficiência
Pro resto da vida então
Algo mais tem que ser feito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
Para concluir bonito
A sua aula, o professor
Diz a todos: só acredito
Que não mais haverá dor
No trânsito se existir
EDUCAÇÃO, e se investir
Na escola, no CIDADÃO,
Fora isso não aceito.
CAMPANHAS SÓ TÊM EFEITO
SE INVESTIR NA EDUCAÇÃO.
Gerardo Carvalho (Pardal) é poeta, escritor, arte-educador, licenciado em Filosofia, Bacharel em Comunicação Social, UFC, especializado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Educador de trânsito. Professor das escolas municipais Madre Tereza de Calcutá e Papa João XXIII, Fortaleza. Voluntário da Associação Missão Tremembé. Membro da Pastoral Litúrgica da Igreja de Nazaré – Montese . Autor de “São Francisco do Povo: ontem e hoje”, Ed. Vozes. Autor de mais de 70 títulos de cordel, abordando temas ligados à natureza e defesa da vida. Recebeu vários prêmios como cordelista e trovador.