Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de julho de 2024

Conexão DNIT: professores de História e Língua Portuguesa ganham reforço para suas aulas

Programa Conexão DNIT disponibiliza novos conteúdos para as disciplinas.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 17/11/2023 às 17h59
Ouvir: 00:00

Os professores de História e de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental ganharam um reforço para suas aulas no último mês de setembro. Como uma das ações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) dentro da Semana Nacional de Trânsito, o Programa Conexão DNIT disponibilizou 20 (vinte) novos planos de aula para o professor e exercícios para os alunos. Assim, ampliando seu catálogo de atividades.

Os conteúdos fazem parte de uma parceria entre a Autarquia e o consórcio Dynatest/HPT.

As atividades de História contemplam do primeiro ao nono ano. Elas trazem informações sobre o desenvolvimento social da criança, prevenção de sinistros na escola e entorno. Além disso, benefícios do caminhar pela cidade, trânsito e poluição atmosférica, ciclismo e o Código de Trânsito Brasileiro, posturas éticas no trânsito, entre outras.

Já as de Língua Portuguesa (EF1) abordam temas como tipos de vias, locais de lazer no bairro, poluição sonora, trânsito e os combustíveis fósseis.

Todos os conteúdos são formados por planos de aula estruturados com percurso pedagógico que contém articulação didática, objeto de conhecimento, competências geral e específica, habilidades, conceito e conteúdo de trânsito, recursos necessários e tempo estimado para execução da atividade. Essa disposição facilita o entendimento do professor e auxilia na administração do tempo e no planejamento programático.

Além disso , os planos de história e língua portuguesa também apresentam textos motivadores para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e estratégias didáticas.

Este ano o Programa já disponibilizou mais de 100 planos de aulas contendo atividades para os alunos. O Conexão DNIT é inovador por apresentar seu conteúdo de forma digital e totalmente gratuita. Foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (NEPET/LabTrans/UFSC). O objetivo é auxiliar os professores a abordar a temática trânsito. Este que é um dos 15 temas contemporâneos transversais previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os conteúdos transversais auxiliam os estudantes a obterem um maior entendimento da sociedade em que vivem. Assim, ao integrar temas sociais e do cotidiano às disciplinas regulares, preparando os estudantes para a vida e para o trânsito.

O Conexão DNIT é uma ferramenta na promoção de uma cultura de paz no trânsito ao fornecer material educativo para crianças e jovens.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *