Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de julho de 2024

DNIT disponibiliza novas atividades do Programa Conexão DNIT no Maio Amarelo

Como parte das ações realizadas na campanha do Maio Amarelo, o DNIT disponibilizou novas atividades paradidáticas que abordam o tema trânsito em sua transversalidade.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 27/05/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00

Como parte das ações realizadas na campanha do Maio Amarelo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em parceria com o Consórcio DYNATEST e a UniLaSalle, elaborou novas atividades paradidáticas que abordam o tema trânsito em sua transversalidade ou como atividade lúdica para a Educação Básica, nas versões de plano de aula para o professor assim como atividade para o estudante.

O conteúdo contempla as disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidos em consonância com os normativos da educação. Nesse sentido, o material já está disponível no portal https://servicos.dnit.gov.br/conexao. Houve a disponibilização de cerca de 50 atividades e ainda neste mês outras 50 também irão acontecer.

Conteúdo DNIT Maio Amarelo

Dentre as disciplinas contempladas, o professor encontrará:

  • 8 atividades pedagógicas de Artes do sexto e nono ano do Ensino Fundamental (EF);
  • 15 atividades pedagógicas de Ciências anos iniciais e finais (1º ao 9º ano);
  • 8 atividades pedagógicas de Educação Física anos finais (6º ao 9º ano);
  • 11 atividades pedagógicas de Geografia anos iniciais e finais (1º ao 9º ano);
  • 12 atividades pedagógicas de História anos iniciais e finais (1º ao 9º ano);
  • 8 atividades pedagógicas de Língua Inglesa anos finais (6º ao 9º ano);
  • 19 atividades pedagógicas de Língua Portuguesa anos iniciais e finais (1º ao 9º ano); e
  • 19 atividades pedagógicas de Matemática anos iniciais e finais (1º ao 9º ano).

Os conteúdos transversais auxiliam os estudantes a obterem um maior entendimento da sociedade em que vivem. Isso porque integram temas sociais e do cotidiano às disciplinas regulares.

O Programa Conexão DNIT é totalmente digital, gratuito bem como inovador. Foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (NEPET/LabTrans/UFSC) para auxiliar os professores a abordar a temática trânsito, ou seja, que é um dos 15 temas contemporâneos transversais previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Vale salientar que para utilizar o Conexão DNIT, o professor deve acessar o portal web https://servicos.dnit.gov.br/conexao ou pelos aplicativos para mobiles. Confira o conteúdo no menu ENSINO FUNDAMENTAL”

Receba as mais lidas da semana por e-mail

2 comentários

  • VANDIR MARTINS GOMES * CFC-DETRAN-MG *3624
    27/05/2023 às 18:22

    PALESTRA ITINERANTE> MAIO AMARELO…*SOU DIRETOR de ENSINO e SOLICITO-LHES ,MATERIAL para atividades paradidáticas que abordam o tema trânsito em sua transversalidade ou como atividade lúdica para a Educação Básica . O conteúdo contempla as disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidos em consonância com os normativos da educação. Nesse sentido, o material já está disponível ? COMO PODEREI ADQUIRÍ-LOS ?

  • Pablo Sales
    29/05/2023 às 12:42

    O melhor Portal de Educação para o Trânsito

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *