Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de julho de 2024

DNIT inicia curso de educação para o trânsito voltado ao Ensino Médio

Para a abertura do curso de trânsito voltado ao Ensino Médio foi realizada uma videoconferência no canal do DNIT no Youtube.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 11/03/2023 às 18h00 Atualizado 13/03/2023 às 11h51
Ouvir: 00:00

Começou no final de fevereiro (28/02) o novo curso de educação para o trânsito “Inovação e Transversalidade no Ensino Médio”, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) voltado a gestores bem como professores, elaborado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para a abertura do curso foi realizada uma videoconferência no canal do DNIT no Youtube que reuniu o Coordenador de Multas e Educação para o Trânsito da autarquia, Julio Cesar Donelli Pellizzon, e os coordenadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito do Laboratório de Transportes e Logística (NEPET/LabTrans/UFSC).

Na videoconferência foi apresentado um pouco do conteúdo do curso. Ele trará atividades síncronas e assíncronas, com tutorias que serão feitas pelo WhatsApp. Além disso, houve a apresentação do Módulo 1 que aborda de forma conceitual às especificidades de cada módulo, bem como os dilemas que envolvem o planejamento de conciliação dos tensionamentos para os direcionamentos das estratégias pedagógicas.

Nesse tópico, considera-se como principais etapas: o diagnóstico, a definição de estratégias e metas, os atores envolvidos assim como os resultados finais pretendidos.

O curso de 80 horas tem quatro módulos estruturados em cinco tópicos de estudo. Neles são transversalizados os conhecimentos pertinentes à docência no Ensino Médio. Busca-se, por exemplo, um alinhamento com as diretrizes desta etapa da Educação Básica, com destaque ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam o protagonismo, o ensino contextualizado às questões contemporâneas e o foco na problematização da condição juvenil.

A cada novo módulo que o DNIT irá disponibilizar acontecerão videoconferências no canal do órgão no Youtube. O objetivo será discutir os diversos assuntos do curso bem como as impressões e dúvidas dos cursistas ao longo de suas trajetórias.

Assista a videoconferência, clique aqui.

Calendário das próximas videoconferências:

Tema: As Juventudes no Ensino Médio e as experiências juvenis no trânsito.
Dia 16 de março, às 17h.
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=WO6j0NIKc6Y

Tema: O Planejamento no Ensino Médio: Mapeando Experiências de Educação para o
Trânsito.
Dia 04 de abril, às 17h.
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=OIehlFWGg7Y

Tema: Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Médio para a Práxis no Trânsito
Dia 25 de abril, às 17h.
Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=lJx0IcDmyt8

Receba as mais lidas da semana por e-mail

3 comentários

  • Claudino Lopes Ribas
    12/03/2023 às 11:30

    Sou instrutor e tenhon inteeresse em fazer o curso.

  • Adnilson Francisco de Oliveira
    15/03/2023 às 10:45

    Muito bom ,para os educadores de trânsito.

  • Vicente de Paulo Sousa Houve
    30/03/2023 às 21:47

    Sou gerente do núcleo de educação para o trânsito da STT de Tianguá-CE e tenho interesse em fazer este curso

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *