Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de fevereiro de 2024

DNIT oferece formação para professores do Ensino Médio sobre abordagem de temas transversais

Nos últimos anos se consolidou a proposta de uma educação voltada para a cidadania como princípio norteador de aprendizagens.


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/01/2023 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está ofertando gratuitamente o curso online “Inovação e Transversalidade no Ensino Médio: integrando a Educação para o Trânsito aos Saberes Escolares, por meio do Programa Conexão DNIT”. O objetivo é estimular os educadores a abordar esse tema junto ao público jovem. As inscrições estão abertas no portal AVAMEC. O curso está dividido em quatro módulos, a serem cursados entre fevereiro e maio. Os concluintes terão direito a certificação de 80 horas.

Entre as demandas para os professores, com a implementação do Novo Ensino Médio, estão os temas contemporâneos transversais.

Ao todo, são previstas quinze temáticas em 6 macroáreas a serem abordadas de forma articulada ao currículo.

Na macroárea de Cidadania e Civismo, por exemplo, está a Educação para o Trânsito, tema que se faz urgente e emergente em um país onde 48% das vítimas de trânsito encontram-se na faixa-etária entre 18 e 34 anos, segundo o último Relatório da Seguradora Líder, de 2020.

O que são temas transversais na educação?

De acordo com o Ministério da Educação no documento “Temas Contemporâneos Transversais na BNCC”, nos últimos anos, desde a década de 97, consolidou-se a proposta de uma educação voltada para a cidadania como princípio norteador de aprendizagens.

Essa proposta orientou, portanto, a inserção de questões sociais como objeto de aprendizagem e reflexão dos alunos. Nesse sentido, a inclusão das questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita. Isso porque essas temáticas já vinham sendo discutidas e incorporadas às áreas das Ciências Sociais e da Natureza, chegando mesmo, em algumas propostas, a constituir novas áreas, como o caso dos temas Meio Ambiente e Saúde.

Apesar de os Temas Transversais não serem uma proposta pedagógica nova, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em dezembro de 2017, e na etapa do Ensino Médio, em dezembro de 2018, eles ampliaram seus alcances e foram, efetivamente, assegurados na concepção dos novos currículos como Temas Contemporâneos Transversais (TCTs).

Serviço:

Inscrições abertas no: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/dnit/curso/15314/informacoes

Início do curso: 27 de fevereiro

Duração do curso: Fevereiro a maio de 2023

Valor: Gratuito

Certificação de 80 horas

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *