Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

DNIT oferece formação para professores do Ensino Médio sobre abordagem de temas transversais

Nos últimos anos se consolidou a proposta de uma educação voltada para a cidadania como princípio norteador de aprendizagens.


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/01/2023 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está ofertando gratuitamente o curso online “Inovação e Transversalidade no Ensino Médio: integrando a Educação para o Trânsito aos Saberes Escolares, por meio do Programa Conexão DNIT”. O objetivo é estimular os educadores a abordar esse tema junto ao público jovem. As inscrições estão abertas no portal AVAMEC. O curso está dividido em quatro módulos, a serem cursados entre fevereiro e maio. Os concluintes terão direito a certificação de 80 horas.

Entre as demandas para os professores, com a implementação do Novo Ensino Médio, estão os temas contemporâneos transversais.

Ao todo, são previstas quinze temáticas em 6 macroáreas a serem abordadas de forma articulada ao currículo.

Na macroárea de Cidadania e Civismo, por exemplo, está a Educação para o Trânsito, tema que se faz urgente e emergente em um país onde 48% das vítimas de trânsito encontram-se na faixa-etária entre 18 e 34 anos, segundo o último Relatório da Seguradora Líder, de 2020.

O que são temas transversais na educação?

De acordo com o Ministério da Educação no documento “Temas Contemporâneos Transversais na BNCC”, nos últimos anos, desde a década de 97, consolidou-se a proposta de uma educação voltada para a cidadania como princípio norteador de aprendizagens.

Essa proposta orientou, portanto, a inserção de questões sociais como objeto de aprendizagem e reflexão dos alunos. Nesse sentido, a inclusão das questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita. Isso porque essas temáticas já vinham sendo discutidas e incorporadas às áreas das Ciências Sociais e da Natureza, chegando mesmo, em algumas propostas, a constituir novas áreas, como o caso dos temas Meio Ambiente e Saúde.

Apesar de os Temas Transversais não serem uma proposta pedagógica nova, com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em dezembro de 2017, e na etapa do Ensino Médio, em dezembro de 2018, eles ampliaram seus alcances e foram, efetivamente, assegurados na concepção dos novos currículos como Temas Contemporâneos Transversais (TCTs).

Serviço:

Inscrições abertas no: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/dnit/curso/15314/informacoes

Início do curso: 27 de fevereiro

Duração do curso: Fevereiro a maio de 2023

Valor: Gratuito

Certificação de 80 horas

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *