Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de fevereiro de 2024

Programa Global de Educação no Trânsito conclui segunda edição no Brasil e alcança mais de 4 mil alunos

O programa tem como objetivo conscientizar os jovens sobre comportamentos seguros e os riscos relacionados a acidentes de trânsito.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 01/12/2023 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Programa Global de Educação em Segurança Viária
O programa de educação no trânsito tem como objetivo conscientizar os jovens sobre comportamentos seguros. Foto: Divulgação

O Programa Global de Educação em Segurança Viária para uma Nova Geração, o VIA, encerra sua segunda edição consecutiva no Brasil na semana que marcou o Dia Mundial das Vítimas do Trânsito. O projeto atendeu 4.097 estudantes do 8ª e 9ª anos do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de mais de 20 escolas da rede pública.

O programa de educação no trânsito tem como objetivo conscientizar os jovens sobre comportamentos seguros e os riscos relacionados a acidentes de trânsito. Ao todo, sete cidades foram contempladas: Vitória, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói, São Paulo, Guarulhos e São José dos Campos.

Desde 2019, quando começou, o VIA esteve em 25 países e mais de 100 mil alunos já participaram, globalmente, da iniciativa.

Em dois anos de implantação no país, o programa já atendeu cerca de 15 mil crianças e adolescentes de dez cidades brasileiras. No Brasil, o VIA é idealizado pela empresa TotalEnergies com o apoio da ONG Junior Achievement.

As estatísticas evidenciam a importância de iniciativas que incentivem a segurança no trânsito. A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que o Brasil é, atualmente, o terceiro país com mais mortes causadas por acidentes de trânsito no mundo. Além disso, os jovens com até 19 anos são os mais impactados. Ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, entre 2011 a 2020, foram contabilizadas 38.656 mortes de crianças e adolescentes por acidentes de trânsito.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *