Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de fevereiro de 2024

Programa pioneiro no Paraná leva o trânsito para a sala de aula

O programa é um importante passo para a conscientização e adoção de posturas preventivas no trânsito pelos alunos de Francisco Beltrão, no Paraná.


Por Mariana Czerwonka Publicado 20/03/2023 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Programa de trânsito Paraná
A Coordenadora de Educação para o Trânsito, Carla Rotta, realizou o treinamento. Foto: Divulgação Prefeitura de Francisco Beltrão

O Debetran (Departamento Beltronense de Trânsito) realizou no final do mês passado, um trabalho de formação para os professores do 2º ano da rede municipal e particular de Francisco Beltrão, no Paraná, para continuidade do programa de educação Trânsito Fundamental, lançado em junho do ano passado.

Participaram da instrução 41 professores que irão atuar com o material didático “Trânsito Fundamental”, parte integrante ao projeto Criança no Trânsito.

A Coordenadora de Educação para o Trânsito, Carla Rotta, fez o treinamento abordando dados estatísticos, comportamento, empatia, respeito bem como responsabilidade, enaltecendo a preservação da vida. O cronograma também abordou o espaço público de trânsito, projeto criança no trânsito, livro do aluno e a plataforma que estará à disposição dos professores.

O material será entregue para as escolas até o final do mês de março. Na sequencia acontecerá o atendimento no Espaço Público de Trânsito. É lá que se fortalece a construção de uma cultura voltada para a segurança no trânsito assim como a preservação da vida.

Material didático

O material utilizado pelo projeto é desenvolvido pela Tecnodata Educacional. Conforme Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, o projeto implementado pela DEBETRAN em parceria com a Secretaria de Educação do município de Francisco Beltrão é um importante passo para a conscientização e adoção de posturas preventivas no trânsito pelos alunos da rede municipal.

“Ele traz importantes mudanças no cenário do trânsito da cidade e de toda a região, uma vez que as crianças e adultos envolvidos no projeto, com certeza, influenciam de maneira muito positiva, a postura de seus pais, outros parentes próximos e amigos fazendo com que o trânsito, pouco a pouco seja um ambiente de menos conflitos e mais humano. Iniciado em 2022 com resultados muito positivos, está sendo ampliado em 2023 com grande aceitação por parte de toda a comunidade escolar. Este projeto é pioneiro no estado do Paraná”, conclui Pietsak.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

4 comentários

  • Marco Túlius
    20/03/2023 às 19:12

    Parabéns, Portal do Trânsito!

    • Mariana Czerwonka
      21/03/2023 às 09:40

      Marco

      Obrigada!

  • Luiz Fernando Dias Martins
    22/03/2023 às 09:36

    Parabéns pela iniciativa,sou formado em pedagogia é trabalho na área trânsito a mais de 20 anos.sempre tentei implantar esse projeto em escolas do RS.so palestrei em várias escolas.mas não é o suficiente.parabenssssssssssss

  • Erick Palmieri
    22/03/2023 às 09:56

    Excelente!!! Assim conseguiremos melhorar o trânsito, pois, existem escolas (CFC) que ensinam a ser motorista mas ainda não temos escolas que ensinam a ser pedestre.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *