Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de julho de 2024

Diretor do Portal do Trânsito participa de Seminário Maio Amarelo 2023 da Uninter

Pelo quarto ano consecutivo, a Uninter realizou um seminário em alusão ao movimento Maio Amarelo e contou com a participação do especialista Celso Mariano.


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/05/2023 às 15h00
Ouvir: 00:00

Pelo quarto ano consecutivo, a Uninter realizou um seminário em alusão ao movimento Maio Amarelo. O evento ocorreu na última quarta-feira (10/05) e foi promovido pelo curso de Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana e pela Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança (ESGPPJS), com coordenação dos professores Gerson Luiz Buczenko e Valdilson Aparecido Lopes. O objetivo foi reunir profissionais com especialização em segurança viária para debater o tema anual da campanha. Definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a temática deste ano foi “No trânsito, escolha a vida”.

Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito, assim como no ano passado, foi um dos convidados. “No ano passado, o tema do Maio Amarelo era ´Juntos, salvamos vidas´. O tema de 2022 e o deste ano “No trânsito, escolha a vida”, embora tenham trocado algumas palavras, reforçam a ideia da valorização da vida no trânsito”, diz.

Conforme Mariano, as pessoas que trabalham na área de educação para o trânsito têm uma difícil missão. E ela se perpetua pelo ano todo, não só no mês de maio. “No fundo o tem trânsito é simples. No entanto, é da natureza do trânsito trazer várias situações simples ao mesmo tempo, o que o torna extremamente complexo. Ou seja, o trânsito é feito por pessoas que estão o tempo inteiro tomando decisões conforme suas necessidades, habilidades, condições e restrições. A boa notícia é que com abordagens focadas na simplicidade é possível trazer compreensão para as pessoas”, afirma.

Também participaram do evento, a diretora da ESGPPJS, Débora Veneral que realizou a abertura junto com Gerson Luiz Buczenko, coordenador do Curso Superior de Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana. Além disso, os palestrantes prof. Dr. Francisco Garonce, Observador Certificado do ONSV e Irene Rios, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Assista aqui o seminário do Maio Amarelo promovido pela Uninter:

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *