Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de julho de 2024

Maio Amarelo mostra como cada pessoa pode salvar vidas


Por Assessoria de Imprensa Publicado 14/05/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h10
Ouvir: 00:00

O objetivo do Maio Amarelo é conscientizar a população de que a união de todos pode salvar vidas.

A nona edição do Maio Amarelo começou com uma missão central de conscientizar a população de que a união de todos pode salvar vidas. O respeito às leis de trânsito e pequenas atitudes do dia a dia fazem a diferença. Como, por exemplo, cordialidade, empatia e solidariedade, seja na condução de um veículo ou andando pela cidade. “Juntos Salvamos Vidas” é o tema de 2022.

Em 2014 nasceu o Movimento Maio Amarelo que chama a atenção no mundo todo para a violência no trânsito. “Criamos essa mobilização social para desenvolver uma ação coordenada entre a sociedade civil, a iniciativa privada e o Poder Público. E, assim, juntos discutir e gerar engajamento nessa causa que afeta a todos nós. O objetivo é acabar com as mortes e as lesões provocadas pelos acidentes de trânsito no Brasil”, explica o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho.

Em 2019, segundo dados do Ministério da Saúde, foram mais de 31 mil mortes no trânsito no país, ou seja, um acidente fatal a cada 16 minutos nas vias e rodovias brasileiras.

“Para garantirmos segurança viária, pedestres, motoristas e todos os usuários das vias devem cumprir o seu papel. Um trânsito mais humano necessita colaboração, bem como respeito e conscientização de todos”, comenta Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.

Ações pelo Brasil

Depois de dois anos de pandemia, com campanhas e ações onlines, muitas iniciativas voltam a ocorrer presencialmente. Nesse sentido, em Viana, no Espírito Santo, no dia 15 de maio será realizada a Meia Maratona – Rota Imperial, etapa Maio Amarelo. É possível realizar as inscrições até o dia 13, com diversas categorias femininas e masculinas.

Em Palmas, no Tocantins, a ações começaram no dia 5 de maio na Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares. Ou seja, houve o lançamento oficial da programação e as atividades de conscientização.

Em Curitiba (PR), no dia 22 de maio, às 07h, no Parque Barigui, por exemplo, acontecerá uma corrida de rua, que levará o nome Yellow Run, com parte da renda revertida ao Movimento. A atividade terá caminhada (4km), corridas de 4 e 8km, masculino e feminino, e 60 anos+.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Perkons

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *