Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de outubro de 2024

Encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2024 tem videocast e ações pelo país

“Desacelere. Seu bem maior é a vida” foi a mensagem escolhida por voto popular para as campanhas de trânsito de 2025.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 26/09/2024 às 13h30
Ouvir: 00:00
SNT_encerramento_maior
O encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2024 aconteceu ontem (25/09). Foto: Divulgação.

“A segurança viária se tornou uma prioridade central nas políticas do Ministério dos Transportes”. A afirmação do secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, mostra a importância da Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2024, que teve seu encerramento na quarta-feira (25), com um balanço de mais de 900 ações, em 235 cidades de todo o país. O objetivo é reforçar a responsabilidade de todos na construção de um trânsito mais seguro e humano.

Para o encerramento da SNT, a Senatran preparou um videocast com especialistas do Brasil e do Japão, para discutir as estratégias e possibilidades dos dois países para reduzir as mortes no trânsito. Confira o videocast inédito no link.

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2024, realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, promoveu diversas atividades, como:

  • Blitze educativas;
  • Palestras e workshops;
  • Melhorias na sinalização viária;
  • Carreatas;
  • Enquetes e dicas práticas.

A diretora do Departamento de Segurança no Trânsito, Maria Alice Nascimento Souza, ressaltou a importância do evento.

“Trabalhamos com vários parceiros, tanto da indústria automobilística quanto do Sistema Nacional de Trânsito, e conseguimos alertar um grande número de pessoas sobre a importância de dirigir com calma e preventivamente”, concluiu.

Real Infrator

Entre os destaques da SNT está a adesão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao serviço Indicação do Real Infrator, em que as multas podem ser transferidas diretamente do celular do proprietário do veículo para o condutor autor da irregularidade.

O diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, destacou a eliminação de etapas burocráticas.

“Um processo que antes demandava tempo, papel e intervenção de um ou mais servidores, pode ser feito pelo próprio cidadão. Isso representa uma enorme economia de recursos para todos”, disse.

Além da PRF, o serviço está disponível para as multas gerenciadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o que assegura a cobertura para toda a malha federal.

No âmbito dos Detrans, o Distrito Federal e outros dez estados já aderiram ao serviço: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Roraima.

A mensagem para 2025

“Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Essa foi a mensagem escolhida por votação popular, com mais de 468 mil votos, que norteará as campanhas de trânsito educativas no ano de 2025.

Com foco na gestão de risco, a frase inova ao dar ênfase em um tema específico, possibilitando a conscientização da população para uma questão crítica, que é a velocidade, além de permitir que os gestores de trânsito possam aplicar políticas e ações direcionadas para gerir a velocidade, uma das principais causas de sinistros de trânsito no Brasil.

As informações são da Assessoria Especial de Comunicação Ministério dos Transportes

Receba as mais lidas da semana por e-mail
[mc4wp_form id=32263]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *