Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de julho de 2024

Especialista afirma que “Primeiros Socorros” deveria ser tema de aula nas escolas brasileiras

Esse é um dos assuntos da importância social mais relevantes com os quais podemos ter contato num curso de trânsito.


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/04/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00

A disciplina de Primeiros Socorros é obrigatória no curso de formação de condutores. Além disso, em cursos especializados e de reciclagem de condutores infratores. A importância do tema é incontestável e muitos questionam porque não se trata dessa disciplina nas escolas. Fomos atrás da resposta.

Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, esse é um dos assuntos da importância social mais relevantes com os quais podemos ter contato num curso de trânsito.

“Primeiros socorros deveria fazer parte de todo e qualquer aprendizado em outros ambientes. Poderia ser assunto nas empresas e é claro que as escolas poderiam estar dando uma grande contribuição para a saúde das pessoas levando o conhecimento básico ou, pelo mínimo, o estímulo para que as pessoas saibam efetivamente o que fazer quando alguém passa mal ou quando alguém é vítima de algum acidente no trânsito ou em qualquer ambiente”, explica.

Ainda de acordo com o especialista, em muitos países “Primeiros socorros” é tido como um assunto de escola. “Aqui no Brasil por uma série de circunstâncias nós não temos essa cultura. É uma pena. Basta pensar no quanto seria importante para qualquer pessoa que precise de um socorro no meio da rua contar com a tranquilidade de saber que todas as pessoas têm noções mínimas do que deve ser feito e do que não pode ser feito em cada situação”, conclui.

Assista ao comentário completo de Celso Mariano sobre Primeiros Socorros na escola, no programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito.

Para que servem as técnicas de Primeiros Socorros?

Primeiros socorros são os procedimentos efetuados em uma pessoa cujo estado físico coloca em perigo a sua própria vida. A maioria das pessoas tem dúvidas sobre como e quando prestar os primeiros socorros: afinal, ajudar de qualquer jeito prejudica a vítima, não ajudar, significa omissão. Por tudo isso: é preciso aprender a prestar socorro corretamente, e a melhor maneira é fazer um curso de primeiros socorros.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *