Notícias

Notícias

Contran regulamenta alterações na iluminação de veículos 

Contran regulamenta alterações na iluminação de veículos
A Resolução entra em vigor a partir de 2021.
Sistema de iluminação
A Resolução entra em vigor a partir de 2021.

A Resolução nº 667 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada semana passada, estabeleceu um série de  mudanças, novas normas, características e especificações técnicas para os sistemas de sinalização e iluminação de automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhões tratores, ônibus, micro-ônibus, reboques e semirreboques, novos saídos de fábrica, nacionais ou importados.

Dentre as mudanças promovidas pela nova Resolução, destaca-se que os carros novos produzidos a partir de 2021 terão de vir equipados de série com luz de circulação diurna (DRL), que ficam sempre acesas mesmo quando faróis e lanternas estão desligados. Com essa tecnologia o motorista também não precisará mais ligar o farol baixo nas rodovias, como passou a ser exigido desde o ano passado, uma vez que o dispositivo cumpre a mesma função.

Leia mais:

Alinhamento dos faróis evita perda de iluminação à noite e ofuscamento da visão do motorista que trafega na direção contrária
Portal explica funcionamento das luzes dos veículos
Você sabe para que serve cada uma das luzes do veículo? Veja aqui

Proibições da nova resolução

Além disso, a norma proíbe ainda a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante, ou seja, a substituição de lâmpadas halógenas por lâmpadas de LED não será permitida.  A medida também se aplica para a troca por lâmpadas de temperatura diferente, mais brancas ou azuladas.

A nova determinação estabelece também o limite de instalação e funcionamento simultâneo de no máximo 8 (oito) faróis, independentemente de suas finalidades. Fica proibido ainda a colocação de adesivos, pinturas, películas ou qualquer outro material que não seja original do fabricante nos dispositivos dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos, como por exemplo, máscara negra, verniz vitral e insulfilm nas lentes.

A Resolução nº 667 está em vigor desde a data de publicação, porém segundo o Artigo 12 os efeitos da mesma entrarão em vigor somente a partir de 1º de janeiro de 2021.

De acordo com a mesma Resolução, até 2023, as fabricantes terão de encontrar uma solução para os demais modelos feitos anteriormente a 2021 e que não possuem a tecnologia DRL- a regra não contempla as motocicletas.

Confira na íntegra a Resolução nº667/17: CLIQUE AQUI.


Artigos Recomendados Para Você

24 Comentários

  1. JAIR DELMAR DE CARVALHO

    Oi Mariana, boa tarde. Meu nome é JAIR DELMAR DE CARVALHO e trabalho com iluminação automotiva desde 1990. Hoje trabalho como terceiro na Volkswagen do Brasil.

    Gostaria de saber como está o regulamento Contran 667 para os ajustes de carga dos Faróis Baixo? O que diz a norma sobre isto?

    Gostaria muito de triar esta dúvida, pois cada montadora tem um entendimento diferente da norma.

    1. Mariana Czerwonka

      Jair

      Essa não é muito a nossa especialidade, mas vou encaminhar a sua dúvida para o grupo de especialistas, para ver se algum deles tem o entendimento da regra. Se tiverem uma resposta, ela será divulgada na Live da próxima quinta-feira (06/08).

      Equipe Portal

  2. Carlos Augusto Magalhes Batista

    Mariana, boa tarde. Moro em São Paulo capital, faz mais de 1 mês que busco empresa para fazer a regularização do LED do meu carro e emissão do CSV e simplesmente em nenhuma das consultadas obtive sucesso. Cheguei a ouvir em uma delas que o processo é tão trabalhoso que seria melhor eu intalar os LEDS mesmo sem regulamentar e andar com as lâmpadas originais no carro para o caso de abordagem policial. Sempre tive comigo a responsabilidade de fazer tudo dentro da lei, porém pelo que estou vendo esse prazo dado até 2021 foi feito para não ser possível regularizar. Talvez seja por isso que vemos tantos veículos com LEDs de má qualidade ofuscando os demais carros. Cheguei a enviar uma solicitação ao Dentran/SP, porém a julgar pela resposta, quem a efetuou possui sérias dificuldades em interpretar um texto. Poderia me indicar alguma empresa que realize esse serviço? Muito obrigado pela atenção.

    1. Mariana Czerwonka

      Carlos

      Infelizmente não conheço empresas que realizem essa modificação. Vou pesquisar, se encontrar alguma, envio para o seu e-mail.

      Equipe Portal

  3. Álvaro martinho

    Gostaria de saber se Hoje é proibido o uso de lâmpadas super claras de 5000k? Como a Philips xtreme vision
    E se Pode usar lampada super clara no farol auxiliar?

    1. Mariana Czerwonka

      Álvaro

      Ainda é possível, desde que as lâmpadas tenham selo do INMETRO, inspeções, testes e seja feita a emissão de CSV para finalmente fazer constar tal modificação no CRV do veículo.

      Equipe Portal

  4. Marcio

    Olá
    Gostaria de saber se eu instalar led no farol da minha moto esse mês fazendo tudo certo mudando a documentação, a partir do ano que vem tenho que tirar o led de novo? Ou a alteração é sem data de validade. Obrigado

  5. Wilson

    Mariana assim como descreveu sua situaçao em regularimentar o veiculo do Carlos Augusto Magalhaes Batista me encontro na mesma situaçao e digo que informaçoes que foi me passada que o valor de taxas e laudos de vistoria para a regularizaçao é um crime cobrado incompativel com quem quer fazer as coisa dentro da lei.Essa regularizaçao deveria ser facil acesso e barato

  6. NAELCIO FERREIRA

    Lei de quem nao tem o que fazer, deveriam padronizar todos os veiculos com luz de leed, e uma luz com melhor desempenho alem de diminuir a emissao de calor.

  7. Emanuelle

    Bom dia!

    Moro no RS, será que tenho tempo para efetuar a regularização por led’s ainda este ano? Tem esta possibilidade?

  8. José Roberto Pimentel de Lima

    Bom dia Mariana! Me chamo José Roberto Pimentel de Lima. Sei q vc não tem culpa de todos os absurdos q acontecem no nosso país, sei q vc entende do assunto, mas quero deixar aqui toda minha indignação não acredito mais no nosso país onde todas as mudanças e leis são feitas exclusivamente para arrancar cada vez mais o dinheiro do pobre e enrriquecer cada vez mais aqueles q são ricos como empresários, políticos, e muitos outros. Tenho observado em todos os comentários dos mes colegas q querem andar dentro da lei, mas nem isso conseguem. Todos querem andar dentro da lei mas o no nosso país é tão corrupto q nem isso conseguem e uma ma vontade daqueles q criam todas as seja elas qual forem a única coisa q querem é arrancar dinheiro do nosso povo. Vejo q nosso país não tem mais geito porque nem um presidente conseguirá acabar com corrupção no país. Todos aqueles q estão lá no congresso, até mesmo aqueles q se dizem
    maiorais no supremo tribunal Federal estão pouco se lichando para o povo brasileiro. A tantas outras coisas mais importantes para se preocuparem doque iluminação de farol de veículos. Particularmente farol ligado ou desligado para mim não muda nada consigo visualizar o veículo q vem no sentido contrário com mesma clareza q se estivesse com os faróis acesos pelo contrário sinto incômodo em trafegar a luz do dia com faróis acesos visualizando os mesmos no sentido contrário. Agradeço aqui o espaço, mas acho q todas as mudanças de leis no nosso país não são para melhorar a vida da nossa nação e sim para arrancarem dinheiro cada vez mais do nosso povo. Obrigado!

  9. Ademir José da Silva

    Oi Mariana, tenho uma Yamaha xj6 e a mesma contém uma luz de estacionamento acima do farol , eu queria saber se é proibido por uma de led , eu já coloquei e não alteraou em nada o farol original

    1. Mariana Czerwonka

      Ademir

      Qualquer alteração nas características originais deve ser aprovada pelo Detran do seu estado.

      Equipe Portal

  10. Leandro Soriano Ferreira

    Dúvida sobre a resolução 667 do contran

    Se o farol original do veículo tem lâmpadas halógenas e DRL, mas se baseia em lentes refletoras, eu posso trocar o farol INTEIRO por outro, que também tenha lâmpadas halógenas, DRL, mas use projetor ao invés de lente refletora? Ccom isso eu mantenho a tecnologia original de fábrica (a característica halógena) das lâmpadas, e só altero a disposição dos DRLs, por exemplo:

    https://www.youtube.com/watch?v=LdAZBhi1FgE

  11. Igor lima

    Só queria saber como todos os agentes de trânsito saberão quais itens vem de fabrica em cada carro … Pois existem vários modelos do mesmo veículo com opcionais diferentes … Exemplo o polo tem versões com led de fábrica e com alogenas… No mesmo tipo de farol … E aí como alegar que aquele farol não pertence ao carro de fábrica !??? Será uma brecha para os agentes ganharem um extra !?? Hahahahah piada Brasil !

  12. Marco Antonio

    Olá Mariana então aqui em Campo Grande MS tentei legalizar os led do farol do carro mas ninguém sabia informar aonde e lugar para fazer inspeções nem o Detran soube informar o Inmetro fica difícil só sabem informar que vão multar as pessoas transitado com veículos não autorizados então tem vários modelos de lampada de led com corte fino que projetam a luz certinho e não ofusca a visão então deveriam anunciar a imprensa anunciar aonde ir pois até hj não tive resposta nenhuma quem é aonde faz esse serviços

    1. Mariana Czerwonka

      Marco

      Desde 01 de janeiro que essa mudança não está sendo mais autorizada.

      Equipe Portal

  13. Anderson

    Bom dia, gostaria de saber quais as implicações da Resolução 799/2020 sobre a Resolução 667/2017?
    Obrigado

    1. Mariana Czerwonka

      Anderson

      Faremos uma matéria, em breve, sobre o assunto.

      Equipe Portal

  14. Benedito Peixoto da Silva

    Engraçado em vez dos Detrans cumprirem com suas obrigações como manter as rodovias sem buracos para não quebrar os veículos dos usuários que matem essa pesquisa imensa que os Detrans recebem estão dando moral pra faróis de led.o Denatran os caras que editaram essa resolução nunca andou de carro em rodovias como uma.que conheço aqui no para PA 151 só clatera que se vc estiver usado farol de filamento aquele q vem de fábrica aquele farolzinho de filamento vc não vê nada derrepente vc esta com um pneu estourado rodas empenhadas bandejas suspensão todas lascado pprque a porra desses faróis não dá para ver nada a sua frente deveriam era autorizar todas a montadoras já fabricaram seus veículos adotados com faroes de led não proibirem ..a só para deixar claro a resolução não menciona luzes de LED NO SEU ART.5 diz fica proibido a troca dos faroes originais de fábrica por faroes mais potentes e aprendi q a lei nunca retroge para lhe prejudicar é sim para lhe ajudar então os veículos que já fizeram essa mudança antes da entrada em vigor da resolução não deveriam ser cobrados absurdo isso fala sério.sou sgt da polícia rodoviária no Pará e não concordo com esse abuso eles deveriam fazer pesquisas com os órgãos de fiscalização e com os usuários para saber suas opiniões se acham o dono da verdade vou fazer um estudo completo e vou enviar para o Contran

  15. Jason P Montes

    Olá Mariana boa noite. Me tire uma dúvida. Qual o propósito dessa lei. todos nós sabemos que a lâmpada de led ilumina melhor e que as montadoras não investem nisso porque segundo as mesmas isso gera custo e o carro claro ficaria mais caro. Se as das montadoras podem porque as compradas fora não servem?

    1. Mariana Czerwonka

      Jason

      Vou levar esse assunto para o grupo de especialistas e abordaremos o tema na próxima Live (25/03) às 14h30.

      Equipe Portal

  16. Josiel santana

    Boa noite Mariana.
    No farol não posso usar luz de led ,e nos faróis auxiliares consigo usar?
    Ou foi proibido tmb?

    1. Mariana Czerwonka

      Josiel

      Em todo sistema de iluminação.

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']