Trending News

Notícias

Notícias

Cuidados com o carro para evitar a propagação do novo coronavírus 

Cuidados com o carro para evitar a propagação do novo coronavírus
guy uses a sanitizer while driving a car. Precautions during the coronavirus epidemic. Fuse from COVID-19. A man in a medical mask in a car.

Diego Andrade –

Analista de Conteúdo

Cuidados com o carro
Foto: Divulgação Agência.

Atualmente, é preciso ter uma série de cuidados com o carro contra o coronavírus. Afinal, a pandemia do vírus que causa a Covid-19 tem forçado uma série de hábitos novos na população.

Um desses hábitos é a quarentena, que faz com que fiquemos em casa, com os carros parados, e diante dessa situação precisamos adotar estratégias para evitar danos aos veículos.

No entanto, nem todos podem ficar em casa. Alguns executam trabalhos em áreas essenciais (como supermercados e saneamento básico), enquanto outros precisam dos veículos para trabalhar (taxistas e motoristas de aplicativos).

Assim, quais são os cuidados com o carro contra o coronavírus nessas situações? É o que veremos a seguir!

Quais são os cuidados com o carro contra o coronavírus para quem precisa sair

O grande grupo de risco nessa questão é quem precisará usar o automóvel para ir trabalhar. Estamos falando de dois tipos diferentes de pessoas: quem usa um veículo para trabalhar (como taxistas, motoristas de aplicativo e outros) e quem só usa o automóvel para se locomover.

No primeiro caso, o risco de infecção é muito maior. Isso porque são muitas pessoas que vão entrar no automóvel e é praticamente impossível garantir que nenhuma delas terá o vírus.

Por isso, o ideal é começar a sua proteção ao criar uma barreira entre você e os seus passageiros. O mais recomendado é usar um filme plástico ou algo do tipo que crie uma divisão física para evitar a contaminação.

Só isso, no entanto, não é o suficiente. Essa estratégia é apenas o começo para evitar que você se contamine. Mas como proteger todos os seus passageiros?

Em primeiro lugar, faz-se imprescindível a presença de um álcool em gel 70% no seu carro para que os passageiros possam limpar as mãos.

Em seguida, é essencial que você mesmo higienize o seu carro a cada corrida feita. Antes de alguém entrar, limpe as maçanetas com álcool em gel e passe um pano com álcool nos bancos do carro.

Além disso, ande sempre com as janelas abertas para garantir que o fluxo de ar vai remover as gotículas que possam conter o novo coronavírus que ficam dentro do seu automóvel.

Essas são algumas das dicas mais básicas para que você possa adotá-las ao  cuidar do seu carro contra o coronavírus.

Quem não vai ter um fluxo tão grande de pessoas no seu carro, tem um pouco mais de facilidade quanto aos cuidados.

Se você vai estacionar em uma área específica do seu trabalho, dê preferência a uma vaga mais afastada de outros carros.

Além disso, carregue um álcool em gel 70%, luvas de plástico e máscaras com você para poder se proteger em todos os momentos.

Use o álcool em gel para limpar o seu volante e o banco do motorista sempre que for entrar no carro. Além disso, dirija de luvas e as jogue fora antes de entrar em casa.

Por fim, evite dar carona para as pessoas, por mais amigas que elas sejam. Você nunca sabe se elas, ou até mesmo você, estão com a infecção assintomática.

E para quem vai ficar em casa?

Quem vai ficar em casa não precisa se preocupar tanto assim com a infecção do novo coronavírus, já que o carro não ficará tão exposto ao vírus.

No entanto, é importante tomar alguns cuidados com o carro contra o coronavírus e também para evitar que ele perca valor.

Sim. A quarentena pode desvalorizar o seu veículo. Isso porque existem vários problemas que podem acontecer caso o automóvel fique muito tempo parado, como perder a bateria, os pneus podem ficar descalibrados e até mesmo juntar umidade dentro do motor.

Portanto, é recomendado que você ligue o carro todas as semanas, pelo menos por 10 minutos. Se a sua garagem for fechada, tire o veículo dela para não colocar a sua vida em risco por causa do monóxido de carbono.

Além disso, lembre-se de tomar certos cuidados típicos da sua região. Por exemplo, se você morar no litoral, use uma capa protetora para evitar que o seu automóvel sofra danos com a maresia.

Quem tem carros usados em Florianópolis, Santos, Rio de Janeiro e outras grandes cidades litorâneas sabe que isso é necessário para evitar danos sérios ao veículo.

Já regiões de muito calor, mesmo nesse período de outono e inverno, como é o Norte e Nordeste do Brasil, deve-se evitar que o carro fique exposto ao Sol. A luz solar carrega muito calor e pode deformar os bancos, painel e outras peças do veículo.

Esses são os principais cuidados com o carro contra o coronavírus. Lembre-se de que, por mais cuidados que tenha, cada vez que você sai de casa acaba se tornando mais vulnerável ao vírus.

Portanto, o ideal é respeitar o isolamento social e ficar em casa. Se não for possível, opte por adotar todas as ferramentas e equipamentos de segurança possíveis.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *