Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Curitiba inaugura Memorial das Vítimas de Trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 10/03/2010 às 03h00 Atualizado 10/11/2022 às 19h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O prefeito de Curitiba Beto Richa inaugurou ontem (08/03) pela manhã, no Parque Barigui, o Memorial das Vítimas de Trânsito. Construído pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) e pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), entidades presididas respectivamente pelo ex-governador João Elisio Ferraz de Campos e por Robert Bittar (ambos paranaenses), o Memorial foi entregue nesta segunda-feira à cidade e inaugurado pelo prefeito Beto Richa. Cerca de 400 pessoas assistiram a solenidade, que contou com grande número de autoridades, como os deputados federais Affonso Camargo (PSDB/PR), Ricardo Barros (PP/PR), Osmar Serraglio (PMDB/PR, Marcelo Almeida (PMDB/PR) e Hugo Leal (PSC/RJ). Também participaram do evento o coordenador da unidade de desenvolvimento sustentável e saúde ambiental da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil Diego Gonzáles e o presidente da Associação Nacional do Transporte Público (ANTP) Ailton Brasiliense, além de vereadores a autoridades de trânsito de vários municípios brasileiros.

Despertar O ex-governador João Elísio Ferraz de Campos disse que o Monumento é apenas uma das ações que o mercado brasileiro de seguros desenvolve visando reduzir o número de mortes no trânsito. Segundo informou, paralelamente à inauguração do Memorial, está sendo realizado o Parque Barigui o Seminário Viver Seguro no Trânsito, que trouxe a Curitiba cerca de 350 técnicos em trânsito de vários municípios brasileiros. “Nós queremos envolver o poder público e a comunidade nesta jornada, que visa despertar as pessoas para a catástrofe do trânsito no Brasil”, disse o presidente da CNSeg. “Não é possível quer continuemos a ver as pessoas perderem a vida em acidentes que poderiam ser evitados se houvesse educação para o trânsito”, afirmou. Igualmente preocupado, o presidente da Fenacor Robert Bittar quer que esse tipo de ação se repita em todo o Brasil, de forma continuada, “para que, em curto prazo, possamos reduzir esses números”, declarou. Privilegia a natureza O projeto do Memorial das Vítimas de Trânsito foi desenvolvido pelo arquiteto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Fernando Canalli. Segundo ele, a concepção e construção do projeto privilegiaram a natureza. “Ele é resultado de uma composição de cinco colinas cobertas de grama, um lago de 300 m² com peixes, emoldurado por pedras de formas e tamanhos variados que pesam de alguns quilos até 10 toneladas, e uma cascata que oferece ao visitante o som da natureza”, disse o arquiteto. Compondo tudo isso, explica Canalli, foi implantada uma área de 2.000 m² de espécies vegetais nativas de pequeno e médio porte envolvendo o lago e entremeando as pedras. Este conjunto é complementado por uma calçada de 40 metros de comprimento, feita de tijolos maciços e iluminada com “leds”, com desenho e tijolos iguais aos da chaminé da antiga Olaria que, na perspectiva, parece fazer parte da obra. Segundo Canalli, “o Memorial é um cenário carregado de sentido de vida, local ideal para refletir sobre os nossos próprios passos”.

Seminário Também patrocinado pelo Mercado Brasileiro de Seguros, e em paralelo, acontece no Salão de Atos do Parque Barigui o Seminário Viver Seguro no Trânsito, com a participação de técnicos de diversos municípios brasileiros. Seu encerramento está previsto para a tarde desta terça-feira com a criação do Observatório do Trânsito do Paraná, uma iniciativa pioneira de criar uma entidade não governamental para acompanhar a realidade do trânsito, as estatísticas e as ações propostas pelo setor público para reduzir a violência do trânsito no Estado. O Observatório é uma idéia que há algum tempo está sendo gestada no Paraná e terá a participação da Associação Nacional do Transporte Público (ANTP), entidade presidida pelo ex-presidente do Denatran e do Contran Ailton Brasiliense. “Vamos fazer uma experiência no Paraná, que vai dar certo, a que, em futuro próximo será implantada em todo o país”, afirmou o presidente da ANTP Ailton Brasiliense.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *