Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de julho de 2024

Detran/RS disponibiliza apresentação de condutor infrator também pela CDT


Por Assessoria de Imprensa Publicado 16/10/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h02
Ouvir: 00:00

A apresentação de condutor infrator digital traz vantagens para o condutor e o proprietário, mas também para o Estado. Leia mais!

Proprietários de veículos do Rio Grande do Sul agora têm mais uma opção para fazer a apresentação de condutor infrator online. O serviço que desde novembro de 2019 pode ser feito na Central de Serviços do Detran/RS, agora também é possível realizar via aplicativo Carteira Digital de Trânsito e Portal da Senatran.

É mais uma inovação para o Rio Grande do Sul, o quarto Estado a ter homologada a adesão ao sistema, que está disponível para os gaúchos a partir dessa quinta-feira (13).

A apresentação de condutor infrator – que deve ser feita pelo proprietário quando seu veículo é autuado conduzido por outra pessoa – por enquanto só está disponível na Carteira Digital de Trânsito e Portal Senatran para pessoas físicas.

A Central de Serviços do Detran/RS também oferece o serviço digital para pessoas jurídicas (incluindo locadoras e órgãos públicos). No entanto, somente para multas de competência do Detran/RS, DAER e algumas prefeituras do RS.

Outra diferença com a Central é que a CDT permite a apresentação de condutor de infrações dos outros três estados que já aderiram. São eles: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul bem como Rio de Janeiro.


Leia também:

Multa por não identificação do condutor: novas regras entram em vigor

Vantagens

A apresentação de condutor infrator digital traz vantagens para o condutor/proprietário, mas também para o Estado. O condutor e proprietário podem cumprir a obrigação sem sair de casa, a um clique do mouse ou um toque no celular. Já o órgão público não tem a movimentação de processos em papel. Além disso, o sistema está ajustado para fazer praticamente tudo automaticamente, sem necessitar de análise documental.

A apresentação digital de condutor, tanto pela CDT como pela Central, também é muito mais rápida. Se proprietário e condutor infrator já têm cadastro, leva somente alguns minutos para se efetuar o processo, já que tudo é via sistema. Diferentemente do papel, que tem os prazos de Correio, protocolo assim como análise manual dos documentos.

Como fazer

Para fazer a apresentação de condutor pelo app ou site é preciso que tanto o proprietário como condutor apresentado tenham cadastro no Portal gov.br, Carteira Digital de Trânsito, além de CRLV-e do veículo em questão baixado no app (proprietário). Ao logar no sistema, proprietário deve clicar em infrações, selecionar o veículo autuado, depois a autuação e indicar o real condutor no momento da infração. O condutor apresentado receberá uma notificação para confirmar a autoria da infração.

As informações são do Detran/RS

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *