Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/SP dá dicas para escolha da autoescola


Por Assessoria de Imprensa Publicado 13/06/2021 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h27
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Detran/SP lista informações que devem ser consideradas pelos candidatos antes de fechar o contrato com as autoescolas.

Exames práticos Detran/SPFoto: Divulgação Detran/SP.

A escolha correta do Centro de Formação do Condutor (CFC) para tirar a habilitação é importante para que o processo seja concluído com sucesso e dentro das normas que regularizam esse segmento.

Para auxiliar o aluno nesta decisão, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) disponibiliza no portal www.detran.sp.gov.br todas as informações necessárias sobre os CFCs como lista completa das cadastradas, endereços e tipo de cursos que oferece.

Confira os dados que o candidato deve considerar antes de fechar o contrato:

  • Em primeiro lugar é importante acessar o link https://bit.ly/3fLhdvo e conferir se o nome do CFC onde fará o curso consta na lista das 3.200 empresas credenciadas pelo Detran/SP no estado, o que é obrigatório para que ela exerça a função.
  • O segundo passo é checar se ela oferece o serviço que o aluno procura, especialmente quem fará provas de reciclagem já que nem todas têm essa opção. Há três categorias de CFCs:
    A: Aplica só curso de formação teórico; B: Só faz exame prático; A/B: Faz exame teórico, prático e exame de reciclagem.
  • Conferir se o endereço cadastrado é o mesmo onde o aluno fará as aulas garantirá que o local atenda a todas as exigências estruturais feitas pelo Detran no cadastramento do CFC. A empresa tem que atender no endereço que consta no portal, e não pode mudar o local sem comunicar o órgão.
  • Checar a frota de veículos que o CFC oferece é outra informação que consta no portal. É obrigatório por contrato que a autoescola disponibilize, pelo menos, duas motos e dois automóveis com câmbio.
  • Por fim, verificar as avaliações que os alunos fazem das CFCs contribui para uma escolha sem riscos. Ao lado das informações básicas das autoescolas credenciadas há um quadro de avaliação, que traz notas para: preço cobrado, atendimento, instalações, localização, ensino, transparência e agenda. Outro dado de destaque é o número de aprovados e de reprovados nos cursos.

Avaliação

Andrea Pinto de Oliveira, gerente de credenciamento do Detran/SP, dá outras dicas.

“Para o aluno é vital consultar se o endereço onde fará o curso é o mesmo que consta no portal. Dessa forma, garantirá que terá a estrutura oferecida pelo CFC no momento do cadastramento. E, ainda, se oferece o serviço que ele procura curso teórico ou prático. Checar a avaliação feita pelos alunos também é primordial para ajudar na escolha certa”, informa.

O credenciamento dos CFCs obedece a portaria 101/2016 que regulamenta o setor em relação à estrutura organizacional e profissional; plano das atividades de ensino, formação dos instrutores de trânsito, entre outros dados. A cada dois anos, é feito o recadastramento da empresa. Ela inclui vistoria presencial para checar dados como estrutura do local, acessibilidade e metragem das salas.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Detran/SP

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *