Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/SP promove ações para segurança viária na Semana Nacional de Trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 17/09/2012 às 03h00 Atualizado 09/11/2022 às 00h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Serão mais de 70 atividades na Capital, entre elas o I Seminário Internacional Detran.SP de Segurança Viária, que receberá consultor do Banco Mundial, Eric Howard, no dia 18 de setembro

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Regional e do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), promove uma série de eventos que marcam a Semana Nacional de Trânsito 2012, que tem como tema o combate ao excesso de velocidade. Entre 18 e 25 de setembro, todo o país irá reforçar os conceitos da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reduzir pela metade o número de acidentes no trânsito, em todo o mundo. O cronograma de atividades começa com o I Seminário Internacional Detran.SP de Segurança Viária, no dia 18 de setembro, às 14 horas, no auditório Ulisses Guimarães do Palácio dos Bandeirantes, que traz o australiano Eric Howard, consultor de segurança viária do Banco Mundial (BIRD), para debater as práticas internacionais que contribuíram na redução efetiva de acidentes e mortes no trânsito. Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), abordará os avanços no cenário nacional. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site www.detran.sp.gov.br . Na ocasião, o Governo do Estado de São Paulo irá anunciar novas ações voltadas à segurança no trânsito em todo o Estado. Na capital, mais de 70 ações foram organizadas pelo Detran.SP para sensibilizar os mais diferentes públicos sobre a importância de promover a segurança viária, como órgãos de trânsito municipais, organizações não governamentais, instituições de classe, membros do Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil. Peças de teatro e a exibição do documentário produzido pela ONG “Viva Vitão” também integram o calendário de ações, assim como blitzes em bares da Capital e spots em rádio. Confira abaixo a programação completa da Semana Nacional de Trânsito 2012 em São Paulo*:

DIA

HORÁRIO PREVISTO

EVENTO

LOCAL

18/set

14h

Abertura da Semana Nacional de Trânsito 2012 , com apresentação dos investimentos e novas ações para o trânsito em todo o Estado de São Paulo.

Palácio dos Bandeirantes – Auditório Ulisses Guimarães – Av. Morumbi, 4.500 (Acesso pelo portão 2)

15h30

I Seminário Internacional Detran.SP de Segurança Viária, com os palestrantes Erick Howard, consultor em segurança de trânsito do Banco Mundial, e Ailton Brasiliense, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), ex-presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e ex- diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

19/set

10h

Cine-Reflexão sobre a abordagem dos acidentes de trânsito nas campanhas publicitárias , com apresentação de cerca de 30 peças nacionais e internacionais com o tema trânsito.

MIS – Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 158

14h às 17h

Exibição especial do documentário “Luto em Luta” , produzido pelo Movimento “Viva Vitão”, com debate final entre Pedro Serrano, diretor do filme, representantes das organizações Viva Vitão, Heitor Bonadio, Não Foi Acidente, Nilton Gurman, e Associação Brasileira de Pedestres, Horácio Figueira, além do jornalista Gilberto Dimenstein.

20/set

10h às 18h

Fórum de Debates Álcool e Direção, com apresentação de experiências bem- sucedidas dos Departamentos de Trânsito brasileiros na fiscalização da Lei Seca.

Auditório do Detran.SP – Rua João Brícola, 32

21/set

9h30

Workshop com Ongs e Associações ligadas ao trânsito A sociedade civil organizada repensando o trânsito em São Paulo.

Auditório do Detran.SP – Rua João Brícola, 32

21, 22 e 23/set

20h às 00h

Ações de conscientização em bares e restaurantes, em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).

Bares e restaurantes de São Paulo

9h às 18h

Atividades lúdicas de aprendizado, com atividades como teatros para crianças e adultos, pista de trânsito mirim e cinema 3D.

Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral e Parque Villa Lobos – Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001

24/set

10h

Workshop sobre sensibilização dos jovens para trânsito seguro , com Eduardo Biavatti, especialista em educação de trânsito para jovens.

Auditório do Detran.SP – Rua João Brícola, 32

De 17 a 28/set

10 às 17h

Visitas do Clube do Bem-Te-Vi a sete escolas dos municípios de Pinhalzinho e Motuca, no interior do Estado.

Escolas de Pinhalzinho e Motuca

De 18 a 25/set

Das 10h50 às 17h30

68 apresentações teatrais itinerantes com o tema “Velocidade”.

Espaço Catavento, Praças da Sé e do Patriarca, estações Sé e Paraíso do Metrô, Parque do Ibirapuera e Vão Livre do Masp

*As inscrições para as atividades que vão de 19 a 25 de setembro devem ser feitas pelo email detraninforma@sp.gov.br , com o título do evento escolhido no assunto da mensagem. Com informações da Assessoria de Imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *