Notícias

Notícias

Dia sem carro: você está preparado para deixá-lo em casa? 

Dia sem carro: você está preparado para deixá-lo em casa?

Dia sem carroHoje é comemorado em todo o mundo o “Dia sem Carro”. Esse é um evento mundial que incentiva métodos mais ecológicos de transporte, como alternativa ao uso do carro. O principal objetivo deste dia é promover o transporte público como um meio alternativo para aumentar a consciência pública do impacto que os automóveis têm sobre o meio ambiente.

História

O Dia Mundial Sem Carro teve início em 1997 na França, com a proposta de repensar a mobilidade urbana focada no uso do automóvel. Desde 2000, países como Espanha, Itália, Rússia e Inglaterra já participam dessa celebração.

No Brasil, o Dia Mundial Sem Carro existe desde 2001, sendo que em São Paulo – cidade com a maior frota de veículos do País – a data passou a ser comemorada oficialmente em 2005.

Alternativas de transporte

Usando formas mais sustentáveis de se locomover o cidadão ajuda a reduzir as emissões de gases poluentes e os congestionamentos, principalmente em grandes cidades. Quanto mais as pessoas se deslocam utilizando bicicletas, ônibus, trens, metrô e até utilizando a carona solidária, menos poluentes são liberados para a atmosfera.

O Portal do Trânsito lista algumas alternativas que podem ser utilizadas não apenas hoje, mas todos os dias, como forma de contribuição com a saúde do nosso planeta.

Bicicleta

A bicicleta é uma maneira saudável, silenciosa, limpa, econômica e divertida para chegar a um destino. Com o avanço dos planos de mobilidade urbana, várias cidades ganharam investimentos na área de ciclovias e ciclofaixas, proporcionando mais segurança a esse usuário.

Metrô, trem ou ônibus

O transporte público é uma reclamação da população, e realmente ainda está longe do ideal. Mesmo assim, existem vantagens em utilizá-lo, principalmente na questão econômica e nos benefícios que são gerados para as cidades e o país. Afinal se todos forem de carro, a infraestrutura das cidades chegará a um colapso.

Andar a pé

Andar a pé é uma ótima maneira de queimar calorias e até de espairecer. Se o trajeto percorrido for de curto a médio, é uma alternativa interessante ao uso do carro.

Carona solidária

A carona solidária também é uma alternativa nesse dia. Apesar de o trajeto ser feito de carro, se o condutor não está sozinho no automóvel, já está colaborando.

Trabalho em casa

Atualmente a tecnologia disponível permite que certos funcionários realizem suas funções de forma transparente fora do local de trabalho tradicional. Vale a pena uma conversa com a empresa para verificar se essa é uma alternativa.

Programação especial

Dentro da Semana Nacional de Trânsito, vários municípios brasileiros prepararam uma programação especial para celebrar o Dia Mundial Sem Carros. Acompanhe aqui e participe. 

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *