Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2024

Encontro Nacional de Gestores de Trânsito inicia com otimismo pela retomada


Por Assessoria de Imprensa Publicado 25/11/2021 às 14h28 Atualizado 08/11/2022 às 21h18
Ouvir: 00:00

Diretores de Detrans e conselhos estaduais de trânsito de todo o país participam do encontro da AND que conta com mais de 300 inscritos e 24 Estados representados.

Reunidos em Gramado para um grande evento sobre gestão de trânsito, diretores de Detrans e conselhos estaduais de trânsito de todo o país participaram na terça-feira (23) da cerimônia de abertura no Centro de Convenções do hotel Wish Serrano. As falas foram em tom de otimismo pela retomada após o período de incertezas da pandemia. O evento conta com mais de 300 inscritos e 24 Estados representados.

Anfitrião do evento, o diretor-geral do Detran/RS Enio Bacci lembrou do incêndio que atingiu a sede da Autarquia em julho deste ano.

“Em meio a este momento desafiador de reconstrução, aqui estamos nós, agora, neste grande evento, concebido e construído conjuntamente, sob a coordenação da Associação Nacional dos Detrans (AND). Aqui teremos a oportunidade de debater temas técnicos que ditarão rumos para o nosso trabalho. A programação é robusta e traz cases, conteúdos técnicos, debates e farto intercâmbio de conhecimentos. Teremos aqui certamente uma riquíssima experiência que irá transformar para melhor a nossa atuação enquanto gestores públicos, resultando na entrega de melhores serviços para a população dos nossos estados.”

Ernesto Mascellani Neto, diretor do Detran-SP e presidente da AND, promotora do evento, ressaltou que os gestores de trânsito precisam ser ousados nesse momento para superar a pandemia.

“Precisamos ousar com responsabilidade, fazendo um trânsito mais seguro, mas também mais simples para o cidadão que demanda nosso serviço. Buscamos, via associação, criar uma sinergia, uma agenda comum para avançarmos mais rápido nesse sentido”.

Para o secretário nacional de trânsito Frederico de Moura Carneiro, a apresentação de boas práticas é um dos objetivos do encontro.

“E o Rio Grande do Sul tem muito a ensinar quanto a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito. Aqui, eles tem 97% dos municípios integrados. No Brasil, os municípios que participam da gestão do trânsito são minoria. E o trânsito acontece nos municípios, mais de 50% dos acidentes acontecem em vias municipais. As prefeituras têm que estar envolvidas”.

Participaram ainda da mesa de abertura, o secretário adjunto da Segurança Pública do RS, Marcelo Frota; a deputada Liziane Bayer, representando a Câmara Federal; a deputada Franciane Bayer, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro na Assembleia Legislativa; o prefeito de Gramado Nestor Tissot , o presidente do CetranRS Sérgio Teixeira; e o presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito (Focotran) Frederico Pieroto Antunes.

Debates

Além do 71° Encontro Nacional dos Detrans, acontecem também o 13° Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito, o Fórum Permanente da Lei Seca, o Encontro das Assessorias de Comunicação e o Encontro Nacional das Autoescolas.

O evento vai abordar temas do momento, como a Lei Geral de Proteção de Dados, novas tecnologias na formação dos condutores, cadastro positivo do motofretista e formação do motociclista, CNH no Ensino Médio, padronização de ações nas operações Lei Seca, projetos estaduais em educação para o trânsito, entre outros. Serão três dias de debates. Neles, Detrans e Cetrans dos Estados poderão apresentar boas-práticas e palestrantes convidados trarão pautas que desafiam os gestores no trânsito no Brasil.

As informações são do Detran/RS

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *