Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de outubro de 2024

ES: usuário conta com mais rigor na hora de emplacar seu veículo


Por Assessoria de Imprensa Publicado 09/12/2020 às 21h00 Atualizado 08/11/2022 às 21h38
Ouvir: 00:00

Medidas de segurança foram instaladas em todo o estado e serão fiscalizadas para combater fraudes e irregularidades no serviço de emplacamento.

Emplacamento de veículosFoto: Divulgação Assessoria.

Há um mês algumas mudanças nos processos de emplacamento foram implantadas no Espírito Santo, com o objetivo de estabelecer rotinas mais seguras, visto a necessidade de adequação dos procedimentos operacionais para combater a ação de intermediários e do comércio ilegal.

Agora o fornecimento da placa veicular é direto ao consumidor, trazendo mais comodidade, sem custos adicionais e obedecendo as regras de preço estipuladas pelo órgão administrativo.

É importante ressaltar que o preço atual da placa, que custa R$ 175,00 (cento e setenta e cinco reais) o par, está abaixo do preço comercializado no mercado antes da publicação da portaria e ainda mais baixo do que em outros estados.

Instrução de Serviços

Para garantir a plena execução dos requisitos técnicos para atender a nova Instrução de Serviços, estão sendo realizadas novas validações sistêmicas dos fornecedores, certificando que o novo processo de emplacamento trará toda a segurança que motivou a mudança nas regras.

De forma evitar que estas novas rotinas afetarão o bolso do cidadão, foram propostos na IS os valores máximos dos emplacamentos, garantindo que o preço pago pelos usuários seja ainda menor que o anterior.

Essas medidas também visam combater a ação de intermediários. Essa interferência está causando uma série de problemas e prejuízos principalmente para o usuário. Por esse motivo, há a necessidade de um controle mais rígido, por parte do órgão fiscalizador, nas etapas desse serviço. As alterações visam coibir essa prática e minimizar os danos causados ao cidadão.

Uma das etapas, por exemplo, é a foto da placa instalada no veículo. Agora ela possui uma validação do modelo e da cor, possibilitando a checagem dos dados com os registros oficiais. A imagem arquivada possibilita a futura inspeção entre o QR code e o alfanumérico. Dessa forma é possível checar se os dados coincidem com os registros oficiais.

Meios de pagamentos

Também foram estabelecidas mudanças como a disponibilização de meios de pagamentos digitais e rastreáveis. Além de faturamento automático após o pagamento e o envio de nota fiscal eletrônica via SMS ou e-mail direto ao cidadão. O foco é o combate à sonegação.

Todos os processos tecnológicos garantem que somente o veículo autorizado seja emplacado. Sendo que todas essas rotinas e adequações estão sendo fiscalizadas pelo DETRAN-ES através de integração sistêmica de maneira segura e automática.

Receba as mais lidas da semana por e-mail
[mc4wp_form id=32263]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *