Notícias

Notícias

Exame toxicológico: como será a cobrança do exame entre as renovações da CNH? 

Exame toxicológico: como será a cobrança do exame entre as renovações da CNH?
Foto: Depositphotos

Diferente do que está sendo veiculado, não será necessário portar o laudo do exame toxicológico para comprovação da realização do exame.

*Atualizado em 09/04 às 12h30

Exame toxicológico
Foto: Depositphotos

A nova lei de trânsito, que entra em vigor na semana que vem, manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico de larga janela de detecção, para condutores das categorias C, D e E, na obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A exigência independe se o condutor exerce atividade remunerada ou não. Além disso, a Lei 14071/20 continua prevendo a realização de um novo exame para esses condutores. Aqueles com idade inferior a 70 anos deverão repetir o toxicológico a cada 2 anos e 6 meses. O exame será realizado sucessivamente, independentemente da validade da CNH.

A novidade é que agora a lei vai prever uma penalidade para quem não realizar esse exame intermediário.

Segundo a norma, conduzir veículo das categorias C, D ou E com exame toxicológico vencido há mais de 30 dias será considerada uma infração gravíssima. A multa será de R$1.467,35 com suspensão do direito de dirigir por três meses.

Exame toxicológico

Exame realizado para detecção de consumo de substâncias psicoativas.

Como era Como ficou
Obrigatório para candidatos a habilitação ou renovação para as categorias C, D e E. O exame toxicológico continua obrigatório para condutores das categorias C, D e E para obtenção (alteração de categoria) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Os condutores com idade inferior a 70 anos deverão realizar exames a cada 2 anos e seis meses contados da data de obtenção ou validade da CNH,  independentemente da validade dos demais exames.

 

Ainda conforme a nova lei, conduzir veículo das categorias C, D ou E com exame toxicológico vencido há mais de 30 dias será considerada uma infração gravíssima, com multa de R$1.467,35, suspensão do direito de dirigir por três meses, condicionado o levantamento da suspensão à inclusão no Renach de resultado negativo em novo exame.

 

Como será a cobrança do exame entre as renovações?

Diferente do que está sendo veiculado, não será necessário portar o laudo do exame toxicológico para comprovação da realização do exame que foi realizado dentro desse período de 2 anos e 6 meses.

Carlos Augusto Elias, o professor Carlão, especialista em educação para o trânsito e responsável pelo canal Manual do Trânsito, afirmou, em um de seus vídeos, que a obrigatoriedade é do agente de trânsito realizar essa consulta no sistema.  “Todos nós condutores estamos inseridos no Renach e toda vez que alguém faz o exame toxicológico, essas informações são inseridas nesse registro nacional. Portanto, a responsabilidade de averiguar se o condutor fez ou não o exame toxicológico intermediário é do agente da autoridade de trânsito”, afirma.

A informação foi confirmada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), ouvido pelo Portal do Trânsito. “À luz do disposto na Resolução CONTRAN nº 691/2017, art. 14, a informação é encaminhada ao DENATRAN/Sistema RENACH diretamente pelo laboratório credenciado. O candidato/condutor não necessita apresentar nenhum laudo junto ao Detran”, informou o órgão.

A orientação do especialista é que os condutores que estiverem nessa situação, com menos de 70 anos e o exame toxicológico feito há mais de dois anos e seis meses, procurem refazer o exame.

“A infração de dirigir com o exame toxicológico vencido há mais de 30 dias, passa a valer a partir do dia 12 de abril. Salvo alguma surpresa que possa sair, a partir desse dia todas as pessoas que já fizeram o exame toxicológico há mais de 2 anos e 6 meses já estarão passíveis de serem autuadas. Portanto, se esse é o seu caso, ou de alguém que você conhece, o ideal é começar a se movimentar para fazer o exame toxicológico o mais rápido possível. Ainda que a sua CNH não esteja prestes a vencer”, explica.

 

Ainda conforme o professor Carlão, a multa para quem está com o exame toxicológico vencido há mais de 30 dias só acontecerá se o condutor estiver dirigindo veículos da categoria C, D e E. Ou seja, se estiver conduzindo um automóvel de passeio, a multa não é aplicável. “Outra possiblidade é caso o condutor não faça o exame intermediário e na sua CNH conste o EAR. Nesse caso ele também poderá ser multado quando for fazer a renovação e for constatado que não fez o exame no período estabelecido”, diz.


Leia também:

Exame Toxicológico: em quatro anos, 170 mil motoristas foram pegos dirigindo sob efeito de drogas no Brasil 


De qualquer forma, o especialista acredita que nos próximos dias seja publicada uma revisão da Res.691/17 que ratificará essas informações.

“Existem outras questões que precisam de definição e ainda não estão esclarecidas”, conclui.

Para Julyver Modesto, especialista em legislação de trânsito que participou da Live Portal Convida especial sobre a nova lei de trânsito, para os motoristas que já estão com o toxicológico vencido há mais de 2 anos e 7 meses,  não se sabe ainda se poderão ser autuados a partir de 12/04. “No meu entendimento jurídico não poderia, porque apesar de já existir a obrigatoriedade do exame intermediário, não havia previsão da infração. De qualquer forma, só teremos essa resposta com a revisão da Res.691/17 que deverá ser publicada na segunda-feira (12)”, explica.

 Veja Live Portal Convida na íntegra:

 

 

Artigos Recomendados Para Você

114 Comentários

  1. Agnaldo Aparecido da Silva

    A minha CNH é D más não dirigo caminhões só carro pequeno tenho que fazer exame toxicológicos a cada 2 anos

    1. Mariana Czerwonka

      Agnaldo

      Se você não tiver EAR não precisa.

      Equipe Portal

    2. José Carlos

      Todos os motoristas que tenham as categorias “C, D ou E” tem que fazer o exame toxicológico.

  2. JOSE ANTONIO FORTES DE CARVALHO

    Otima orientação sobre as mudanças no CNT.

  3. Valdeci

    Muito bom. Artigo parabéns.

  4. Marco

    Renovação de CNH vencimento 2021 estão suspensas no Paraná

    1. Mariana Czerwonka

      Marco

      No Paraná o processo de renovação está normal. Os prazos não estão suspensos.

      Equipe Portal

  5. Emerson Antunes Pereira

    Minha habilitação vence em 27/04/2011 preciso fazer a renovação agora ou está suspensa por tempo indeterminado por causa da pandemia do covid 19

    1. Mariana Czerwonka

      Emerson

      De qual estado você fala?

      Equipe Portal

  6. Amarildo

    Fiz o exame a 4 mês pra entrar na empresa vale pra CNH

  7. Denir

    Na minha opinião os laboratórios irão fraudar , trabalho na white Martinis , faço esse exame e tenho visto que os laboratórios atracam pelo demais , será porque , para ajudar o drogado é claro

  8. Eduardo Macedo de Almeida da Silva

    Bom dia. Por favor, ajuda a este leigo entender melhor o que está para acontecer. Meu nome é Eduardo Macedo, sou de Sete Lagoas, MG.
    Em 2015, por motivos particulares, deixei de exercer a atividade de motorista profissional, porém, acreditando que ainda voltarei a está atividade, sempre mantive a categoria AE, a cada cinco anos fiz os cursos de reciclagens, tanto de condutor de coletivo, quando o de transportes de produtos perigosos a o exerce atividade remunerada na CNH.
    A última atualização da minha habilitação ocorreu em setembro de 2015. Ainda não era obrigado o exame toxicológico e não me lembro de mencionarem os exames intermediário nas aulas. Cheguei hoje a procurar nas apostilas se tinha algo informando e nada até mesmo porque estás apostilas eram de 2010 e 2011. Com a lei em vigor o que tinha era noticiais de jornais (que são bem resumidas), de colegas que estavam atuando e o que caiamos meus ouvidos que estes exames seriam feitos na renovação da CNH (cuja milha seria em setembro de 2020), em admissão e rescisão de empregos. Se pesquisarem na internet, verão que se fala em obrigatoriedade do exame toxicológico para admissão, rescisão do trabalho, renovação e habilitação de CNH. Em alguns citam estes prazos intermediários não da sua obrigatoriedade. Nunca procurei ver de perto a legislação até porque ela se faz muito confusa em suas interpretações, sempre seguindo o que era passado por professores em cursos, jornais, e outra coisa que me deixava tranquilo era saber que meu irmão que está na ativa, sempre fiscalizado pela Polícia Rodoviária Federal, ANTT, DRE, Polícia Rodoviária Estadual e teve sua habilitação renovada na mesma época do que eu, nunca foi cobrado sobre este teste intermediário.
    Com o que está acontecendo, vem diversas perguntas a mente.
    1º Para que serve os cursos de reciclagem se não esclarece as leis para os motoristas?
    2º Se não houve tempo hábil para informação a motorista que fizeram a reciclagem antes lei entrar em vigor, essa legislação não deveria ser cobrada a partir da reciclagem seguinte?
    3º Vou ser multado, ganhar pontos, ter a carteira suspensas pela falta do exame intermediário?
    4º E quanto a vencimento da habilitação de setembro de 2021 que não foi renovada pela prorrogação por causa da covid, vou ter que pagar multa, ganhar pontos e como ficaria a suspenção da habilitação, agora que ficou mais de cinco anos o exame vencido?
    5º no caso de quem está registrado, tem que fazer este intermediário a contar de qual data?
    Exemplo: Vamos supor que um motorista tenha feito seu exame toxicológico em 05/01/21 e 05/03/2021 ele foi admitido.
    1º Ele teria que fazer outro exame pela empresa se o dele foi feito a menos de 90 dias?
    2º o intermediário seria em 05/06/21 ou em 06/08/201?
    3º supondo que ele seja demitido em menos de 90 dias antes do vencimento do intermediário, o exame da rescisão contaria para o intermediário sem prejuízo no prazo dos dois anos e meio ou ele teria que fazer outro para não perder estes três meses?
    6º no caso do motorista por algum motivo, (vamos supor que esteja desempregado sem condições de renovar sua CNH) ele fica obrigado a fazer estes exames antes ou ele pode fazê-lo sem prejuízo quando for renovar sua CNH.
    Agora vou passar para o caso o meu irmão. Ele não fez o intermediário, porém me 2020 ele fez o exame toxicológico para renovação da carteira. Acontece que com os casos de covid, estabelecimentos fechando, ele não pode dar sequência a renovação seguindo agora a tabela para renovação para este ano. Ele corre o risco de ser penalizado por não ter feito o intermediário? O exame dela vai contar a parti da data do exame ou por causa da covid vai ser contado a partir da data renovação da carteira? Como ele faz para saber qual a ser a próxima data para ter que fazer outro exame?
    Só tomei conhecimento dessa situação do toxicológico por ter visto no Youtube a matéria no manual no trânsito e a partir disso passei boa parte da noite pesquisando para ver se achava, mas informações sobre o assunto até descobriu no google o Portal do transito. Ficaria muito grato se puderem me esclarecer e abusando de vocês, vi que tem contato com o professor Carlão. Então, poderiam encaminhar estás dúvidas para ele para que possa em seus vídeos esclarecer pessoas que tem as mesmas dúvidas do que eu.
    Grato pela atenção. Eduardo Macedo

  9. Jaci Azevedo

    Minha habilitação vencerá em Dezembro de 2021. Sou motorista profissional e já fiz o tóxico
    Lógico quando renovei a CNH a 5 anos atrás. Preciso renova- ló antes de Dezembro?

  10. André Bezerra

    Acho isso erradissimo, eu pagar !

    No meu caso , minha habilitação vai vencer 2023. Fiz o exame 2018 e preciso fazer agora novamente … Ou seja menos de 5 anos preciso fazer o exame duas vezes… Quem vai pagar ? Eu . Isso é apenas mais uma fonte de renda tirado dos ” lombos ” dos motoristas… O Detran deveria cobrar esse exame a todas as habilitações e não apenas dessas categoria….

  11. André Bezerra

    O problema não é fazer o exame . O problema é pagar o exame …..deveria o Detran pagar os exames ,aí eu queria ver se era nesse prazo ….. Olhe lá se fosse de 10/10 anos ….. Brincadeira esse país…

  12. Marcelo Luiz

    E o valor do exame vai ser quanto

  13. Charles

    Minha habilitação possui EAR porém só dirijo carro de passeio, se parado em uma fiscalização com veículo de passeio será passível de multa?

  14. Viturino Pereira da Silva

    Boa noite, eu particularmente acho isso uma falta de respeito com os motorista nós pagamos pedágio IPVA licenciamento seguro obrigatório gasolina álcool, diesel a preços absurdos e o que os governos nos dão em troca robô assalto multas radares buracos tiraram de nós até o dut o verdin e aí quem vai pagar esse exame e quanto os laboratórios vão cobrar acho que os governos tinham que pagar pois são eles que estão exigindo essa é a minha opinião!

  15. Ed Carlos Rodrigues de Morais

    Boa noite,

    Minha categoria é D, e trabalho como motorista de app. Tenho na habilitação a EAR.
    O toxicológico deveria ser pago apenas por motorista de caminhão e ônibus.

  16. Norberto Figueiredo

    Uma pessoa que nunca fez uso de nenhuma substância proibida terá que pagar por um exame mesmo sabendo que dará negativo.

  17. Amauri

    A lesgilação pode exigir um exame toxicológico diário, isso nunca irá impedir os.motoristas de dirigir drogado, e só pagar o famoso quebra que seu exame sai limpo, a efetividade de saber se o motorista está ou não drogado e nas ruas/ estradas no dia a dia.

  18. Nilson dos santos

    Eu acho uma roubalheira do poder publico que cada vez mais impoe leis que prejudica o motorista profissional com tarifas caras de renovacao da cnh Categoria c,d,e pois os que mais consomem drogas sao os jovens deveria ser para todos esse exame toxicologico e deveria ser de graca e ser feito pelo sus,agora vem com mais essa roubalheira com os motoristas profissionais,ja nao basta pagar mos tantos impostos e nao ter nenhum retorno,o povo brasileiro deveria ter coragem e parar esse país onde so tem corruptos e ladroes no poder,as leis sao feitas para prejudicar sempre os mais pobres,nao concordo com
    Esse exame ser feito de 2 anos e 6 meses estao estoquindo os motorista profissionais

  19. Amauri

    Os 2 anos e 6 meses, tem de começar a contar a partir de 12 de abril, não pode retroagir, pq até 11/04/2021 a renovação do exame era obrigatoria apenas no momento da renovação, logo a lei não pode retroagir, uma vez que na lei antiga essa regra era mais benéfica, nesse caso se a nova lei fosse mais benéfica aí sim ela poderia ser aplicada imediatamente.

  20. AURELI SILVINO DE OLIVEIRA

    Eu tenho que renovar a minha habilitação agora em Outubro de 2021.tenho que fazer o exame.

  21. Marcio Donizeti Pinto

    Isso é uma vergonha ter que ficar renovando de 2 anos e 6 meses se a carteira terá a validade de 10 anos e o preço um absurdo é um roubo os detrans quem deveria pagar ja que eles discriminam as categorias C D e E ja que todas as categorias são automoivas e a maioria dos acidentes são de veículos de pequeno porte é uma vergonha nossa lei país corrupto….

  22. Fernando Vicente Goulart

    É só mais uma forma de tirar o dinheiro do trabalhador

  23. JOSE ILTON RIBEIRO SILVA

    Acho válido o exame em si, porém o trabalhador já fala muito pra ganhar a vida, e ainda ter que pagar isso? Sabe já pagamos muita coisa, o teste deveria ser feito de uma outra forma onde não levasse a gente gastar com mais isso.

  24. José Luiz Veiga de Araújo

    Pagar mais d uma vez otoxicológico durante o período d vigência da CNH, só resolve o problema financeiro dos políticos. P o motorista só vai sobrar as multas.

  25. Isaac Antônio Peixoto

    Eu sou isaac Antônio Peixoto de Belo Horizonte este exame de toxicológico acima dos 70 anos de 2 anos e meio eu acho uma grande palhaçada essa idade o idoso não usa drogas porque não obrigar os mais jovens entre 25 a 60 anos são os que usam mais drogas para manter a hora trabalhista onde causa mais acidentes fica aí o meu palpite

  26. Fernando Gomes fernandes

    Eu concordo com nova lei oexame toxicológicos sim.mas quem tiver sem para bancar o valor cobrado comprovando q esteja sem renda seria gratuito.eles renovar as ler tem rever também a formas de pagamos.isso eles tem q .rever ou governo bancar q.for renovar a cada 2 anos e seis meses…

  27. Sérgio Ricardo Elias Pião

    Boa noite. Obrigado pelas orientações e esclarecimentos. Aguardo informações das novas mudanças.

  28. Enio Moura

    Vamos supor que eu não renove o exame toxicológico. Quando eu for renovar a CNH, sim, renovo. A pergunta é: Posso receber multa pelo período que não fiz a renovação do toxicológico? Se sim (multa de balcão), como aplicarão, se não estará vinculada a nenhuma placa de veículo?

  29. Cláudio aparecido de Freitas

    Minha habilitação era A.D, fui renovar mais não tinha o dinheiro para pagar o valor que esses ……. Exploram o cidadão brasileiro e como eu estava desempregado e perto de aposentar, ai eu resolvi rebaixar a minha carteira pra A.B. sai um terço do valor da A.D. na verdade quem deveria pagar esses exames é o desgoverno,…… Porque eles só arrumam leis pra tirar dinheiro do povo. O povo já não está aguentando mais.

  30. Elielton Raphael

    Boa noite.
    O governo nunca facilita nada para o trabalhador, pagar por um exame que não é barato nessa época de desemprego.
    O trabalhador no Brasil só vive sendo prejudicado.
    Porque em caso de acidentes com gente de classe alta nunca dá em nada?

  31. Roberto Domingo Pena Flores

    Acho isso erradissimo, deveria ser obrigatório para todas as categorias da CNH. Tenho todas, más agora só estou dirigindo meu carro particular, exame toxicológico para todas as categorias da CNH já, obrigatório . Já

  32. Gleison

    Isso e uma categoria que trabalha eu acho que se a polícia agir com vigor o pobre só paga imposto quer dizer você compra carro pneu paga IPVA caro combustível.oqie temos falta de fiscalização nas rodovias rodovias cheias de buracos .o caminhoneiro está sendo comparado com viciado onde os maiores usuário estão ditando leis vagabundos ladrões

  33. Gleison

    O Detran nem trabalha concordo renovação da CNH fazer o exame ou o Detran que recebe muito com imposto fazer gratuitamente

  34. Carlos

    Boa noite minha CNH e categoria c porém meu carro de trabalho não exige a categoria c, eu fiz o toxicológico a mais de 2 anos e meio e, se eu for abordado mesmo conduzindo um veiculo que não exija a categoria vou dar notificado, obrigado e aguardo um retorno.

  35. Gilson

    Ainda falam em salvar vidas, e mais uma maneira de arrancar dinheiro de quem ear, se realmente fosse para salvar vidas seria para todas as categorias
    ( deveriam ter vergonha)

  36. Valter Benante

    Meu último exame foi em 2017,.e minha habilitação vence em outubro 2022 ,neste caso preciso refazer pois a minha CNH tem EAR ,sou aposentado como motorista proficional ,hoje trabalho como automono

  37. Duilio Donizete de Souza Silva Souza

    Ninguém e obrigado a produzir prova contra si mesmo ou seja, se o DETRAN exige que o condutor faça o exame para saber se o mesmo faz uso de algum produto toxicológico o DETRAN deveria pagar pelo exame e não o condutor.

  38. Eduardo

    Minha CNH é cat. D, e vence no meio do ano que vem, tenho que fazer o toxicológico agora? E se eu fizer agora vai ser válido pra renovação no ano que ou tenho que fazer outro exame ?

  39. Fabio Gonçalves

    Minha habilitação por exemplo, vai vencer em 2023. Renovei em 2018. E na ocasião fiz o exame. Agora pelo simples fato de constar na minha habilitação EAR, terei que fazer novamente, antes de 2923 pra não sofrer uma multa? Que sacanagem! Esse Detran do Brasil sempre arrumando uma forma de arrecadar e arrecadar. Sempre o cidadão correto que se ferra. Revoltante demais!

  40. Daniel

    Minha dúvida e fiz um toxicológico ao entrar em uma empresa,menos de 1 ano o mesmo não gerou Renach . Mas tenho o laudo do laboratório. Seria válido o mesmo o só vale os feito em credenciados?

  41. Jonathas

    Ai vc leva uma multa, por estar com um exame vencido.

    A multa vai pro carro, no qual vc estará dirigindo.

    Mas o carro nao fez nada, esta em dia e nao deve nada.

    Jogue a multa no cpf da pessoa.

    Brasil pais nojento.
    Arrumando sempre uma brecha aqui e ali, pra tirar mais dinheiro do trabalhador.
    Os caras sem ter oque fazer, se senta na sexta feira enche o Cool de cerveja e whisky, e fala, vamos por uma nova lei pra segunda feira e mandar os guarda ja multar. Vamos. Pronto ja esta valendo, quase 1.500 reais. Pqp, indignado.

  42. Laécio medeiros

    Eu queria saber o que é EAR? Estou de acordo com o amigo ANDRE BEZERRA, pois vcs criam uma uma coisa para as pessoas paragarem para se incriminarem. É a mesma coisa de trocar as placas dos carros. Vcs criam uma placa nova que será obrigado os donos de carro trocarem, para eles mesmo pagarem, pois se forem vcs que criaram, eram pra vcs pagarem. Laécio Medeiros

  43. Silvio Pontes

    Bom dia, estamos vivendo em um mundo difícil onde estamos passando por várias dificuldades, recebendo auxílio do governo que não daria para pagar esse exame, porque as pessoas têm carro que tem condições de pagar…!
    Pensem nisso

  44. Antonio

    Isto e mais meios de gerar dinheiro para os cofres público. Já não basta tanto imposto que nos brasileiros pagamos .
    Eta Brasil

  45. SERGIO DONIZETE DA SILVA

    Bom dia sou motorista categoria E. Esse negocio de 2anos e meio isso é um roubo dos motorista pq a carteira era cda 5 anos e pq este exame tem k ser assim tudo um meio de ganha dinhero do povo cada lugar vc paga um preço e quem diz k nao é um comercio isso. Bom mesmo k morra esses filhos dapta esploradores de humano.

  46. Everaldo

    Minha habilitação vence em agosto de 2022 como fica?

    1. Jefferson Roger dos Santos

      Isso ninguenm sabe responder pois ja perguntei em varios blogs.

  47. Diego

    Com esse tanto de exigencia motorista tinha que ganhar uns 10 mil no minimo por mes ….isso e ridiculo daqui 10 anos vai acabar os motorista ninguem vai querer mais isso na minha familia na minha geracao tinha 8 motorista na geracao do meu filho nao tem nenhum .ta dano ate desespero ser caminhoneiro no brasil

  48. José Pereira De Medeiros Filho

    Tudo é válido para uma trânsito seguro, mas os preço do exame é absurdo.

  49. Cristiano Benito

    Olá
    A partir de qual momento preciso renovar meu toxicológico? Sendo que o renovei em Janeiro de 2020.

    1. Mariana Czerwonka

      Cristiano

      Dois anos e seis meses depois do último realizado.

      Equipe Portal

  50. Marcos Antunes da Silva

    Queria que me esclarecesse uma dúvida minha CNH vence 01/22 eu exerço atividade remunerada e já tem mais de três anos que fiz esse exame minha dúvida é se eu fazer o exame agora quando for renovar minha CNH eu teria que fazer denovo ou não ?????

    1. Mariana Czerwonka

      Marcos

      Sim, ele deve ser feito na renovação e, também, a cada 2 anos e seis meses.

      Equipe Portal

  51. Kleber

    Boa tarde!
    Eu gostaria de saber.
    Minha habilitação vence em julho deste ano,quando eu for renovar eu teria que fazer novamente o exame toxicológico ou pagar só a renovação?

  52. Rogério

    Ola
    Tenho categoria AD mas so dirijo automoveis e motos, se entendi direito nao vou ser multado , quero saber se preciso fazer o exame toxicologico somente na renovação que sera daqui 3 anos .

    1. Mariana Czerwonka

      Rogério

      Se você tem categoria C, D ou E e tem menos de 70 anos é obrigado a fazer o toxicológico na renovação e a cada 2 anos e seis meses, mas só será penalizado se não renovar se for flagrado dirigindo veículo da categoria C, D ou E.

      Equipe Portal

  53. Itamar André Ferreira

    Só mais uma despesa para os autônomos absorver , porquê não benéficia os bons . Certo era os PRF fazer o teste em blitz aí sim diminui os irresponsáveis.

  54. Nova lei de trânsito: condutores terão prazo de 30 dias para regularizar exame toxicológico periódico - Portal do Trânsito

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico de larga janela de detecção, para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor […]

  55. Nova lei de trânsito: condutores terão prazo de 30 dias para regularizar exame toxicológico periódico | Contigo MS

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico de larga janela de detecção, para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor […]

  56. Nova lei de trânsito: condutores terão prazo de 30 dias para regularizar exame toxicológico periódico | Maracaju Hoje

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico de larga janela de detecção, para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor […]

  57. Nova lei de trânsito: o que muda para quem vai tirar a CNH - Portal do Trânsito

    […] referente às alterações diretas, Jackeline aponta que agora para habilitar-se nas categorias D e E o candidato não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses. Antes […]

  58. Romeu Despachante » Nova lei de trânsito: o que muda para quem vai tirar a CNH

    […] referente às alterações diretas, Jackeline aponta que agora para habilitar-se nas categorias D e E o candidato não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses. Antes […]

  59. Cacique – Auto Escola e Despachante » Nova lei de trânsito: o que muda para quem vai tirar a CNH

    […] referente às alterações diretas, Jackeline aponta que agora para habilitar-se nas categorias D e E o candidato não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses. Antes […]

  60. Agência de Despachos 59 » Nova lei de trânsito: o que muda para quem vai tirar a CNH

    […] referente às alterações diretas, Jackeline aponta que agora para habilitar-se nas categorias D e E o candidato não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses. Antes […]

  61. Perfil Despachante » Nova lei de trânsito: o que muda para quem vai tirar a CNH

    […] referente às alterações diretas, Jackeline aponta que agora para habilitar-se nas categorias D e E o candidato não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses. Antes […]

  62. Jura Despachante » Nova lei de trânsito: o que muda para quem vai tirar a CNH

    […] referente às alterações diretas, Jackeline aponta que agora para habilitar-se nas categorias D e E o candidato não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses. Antes […]

  63. Nova lei de trânsito: o que muda para quem vai tirar a CNH | Despachante Expresso

    […] referente às alterações diretas, Jackeline aponta que agora para habilitar-se nas categorias D e E o candidato não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses. Antes […]

  64. Despachante Tozzi » Nova lei de trânsito: o que muda para quem vai tirar a CNH

    […] referente às alterações diretas, Jackeline aponta que agora para habilitar-se nas categorias D e E o candidato não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses. Antes […]

  65. Despachante Hortêncio Trentin » Nova lei de trânsito: o que muda para quem vai tirar a CNH

    […] referente às alterações diretas, Jackeline aponta que agora para habilitar-se nas categorias D e E o candidato não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses. Antes […]

  66. MAX Despachante » Nova lei de trânsito: o que muda para quem vai tirar a CNH

    […] às alterações diretas, Jackeline aponta que agora para habilitar-se nas categorias D e E o candidato não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima […]

  67. Nova lei de trânsito: o que muda para quem vai tirar a CNH | MAX

    […] às alterações diretas, Jackeline aponta que agora para habilitar-se nas categorias D e E o candidato não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima […]

  68. Despachante Novo Mundo » Nova lei de trânsito: o que muda para quem vai tirar a CNH

    […] referente às alterações diretas, Jackeline aponta que agora para habilitar-se nas categorias D e E o candidato não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses. Antes […]

  69. Daniel Rocha

    Preciso de ajuda.
    Meu toxicológico venceu em 20/01/2020, tenho EAR nas observações e a grande dúvida está em quando fazer o teste. A CNH vence em 31/08/2022. Devo refazer o teste logo ou posso fazer um mês antes de vencer a CNH?

  70. Fernando Gomes fernandes

    Eu também acho ótimo ter diluído o tempo mas teria também ser aprofundar mas nos exame cardíaco derivar mas os exame médico tipo pressão ateriau q os próprio médico liberam pra trabalha muitos q não tem condição sabemos de muitos makia os exame de pressão ateriau São também muitos infartos encima do volante….principalmente caminhoneiro.tem q.ser mas rigoroso nesse .ponto…

  71. Jefferson Roger dos Santos

    Minha cnh vence en 2022 tenho que fazer o exame sou caminhoneiro cat A/E com EAR .?

    1. Mariana Czerwonka

      Jefferson

      Sim, tem. Veja aqui o calendário e os prazos para regularização:

      https://www.portaldotransito.com.br/noticias/exame-toxicologico-contran-prorroga-prazo-para-regularizacao-de-exame-vencido/

      Equipe Portal

  72. Fabio Totti

    Mariana, estou habilitado cat. C, D ou E, não fiz exame aos 2 anos e 6 meses por não usar veículos pesados e passou o período fui renovar a habilitação “AE”. Serei multado na renovação da CNH?

  73. Diego henrique de Morais

    Boa noite!

    Fiz o toxicológico pra entrar na empresa a 6 meses atrás, com esse exame já serve ?

  74. ELIOMAR

    Gostaria de saber se esta infração vai tirar pontos na CNH?

    1. Mariana Czerwonka

      Eliomar

      Vou encaminhar a sua dúvida para o nosso grupo de especialistas, provavelmente ela será respondida durante a Live da próxima terça-feira (04), no Facebook, às 14h30.

      Equipe Portal

  75. Cleverton

    Mariana…eu fiz o exame em janeiro de 2020 minha a habilitação venci agora neste de 2021 em julho preciso fazer de novo o exame toxicologico

    1. Mariana Czerwonka

      Cleverton

      Sim, de acordo com a norma em vigor precisa, pois já se passaram 90 dias da última coleta.

      Equipe Portal

  76. Exame toxicológico periódico vencido: fiscalização começa em 1º de julho - Amazonas em trânsito

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico de larga janela de detecção, para condutores das categorias C, D e E, independente se […]

  77. Adriano

    Se já não bastasse pagar grt se já não tem vistoria e o verdinho agora é um papel de pão taxa pra nada, agora o exame toxicológico 2 anos e meses, o certo exame toxicológico na rua igual bits, assim sim acharia certo mas nesse Brasil sujo só querem o nosso dinheiro país filho da ………

  78. Moacir

    Sou táxista.. a legislação local tenho fazer toxicológico todos os anos.. acabei de fazer ,está em validade ainda e a validade da minha CNH é mês 30/11/21.posso renovar agora?pois aí evitaria custo de outro exame?

    1. Mariana Czerwonka

      Moacir

      Depende de Detran para Detran, tem alguns estados que permitem a renovação com antecedência, outros não. Você deve verificar com o Detran de seu estado.

      Equipe Portal

  79. EDSON MANOEL HONORATO E SILVA

    Tenho ate 31 de agosto pra fazer meu exame pois a mesma vence em março de 2022 depois do dia 31 ainda tenho alguns dias pra roda ate sair o resultado?

    1. Mariana Czerwonka

      Edson

      Vou encaminhar a sua dúvida para o nosso grupo de especialistas, provavelmente ela será respondida durante a Live da próxima quinta-feira (08), no Facebook, às 14h30.

      Equipe Portal

  80. Despachante Novo Mundo » Exame toxicológico periódico vencido: fiscalização começa em 1º de julho

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico de larga janela de detecção, para condutores das categorias C, D e E, independente se […]

  81. Saulin

    Boa noite, depois da renovação do toxicológico o resultado vai direto para o sistema do Detran, ou tem que apresentar em algum lugar.

    1. Mariana Czerwonka

      Saulin

      O laboratório credenciado insere a informação no Renach.

      Equipe Portal

  82. IN Trânsito Condutores com CNH vencendo em 2021 têm até o dia 31 de julho para fazer exame toxicológico

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico de larga janela de detecção, para condutores das categorias C, D e E, independente se […]

  83. Perfil Despachante » Condutores com CNH vencendo em 2021 têm até o dia 31 de julho para fazer exame toxicológico

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico de larga janela de detecção, para condutores das categorias C, D e E, independente se […]

  84. É possível um resultado “falso positivo” no exame toxicológico? O Portal do Trânsito foi atrás da resposta! - Portal do Trânsito

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor exerce atividade remunerada ou […]

  85. Despachante Novo Mundo » Condutores com CNH vencendo em 2021 têm até o dia 31 de julho para fazer exame toxicológico

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico de larga janela de detecção, para condutores das categorias C, D e E, independente se […]

  86. IN Trânsito É possível um resultado “falso positivo” no exame toxicológico? O Portal do Trânsito foi atrás da resposta!

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor exerce atividade remunerada ou […]

  87. Despachante Novo Mundo » É possível um resultado “falso positivo” no exame toxicológico? O Portal do Trânsito foi atrás da resposta!

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor exerce atividade remunerada ou […]

  88. Romeu Despachante » É possível um resultado “falso positivo” no exame toxicológico? O Portal do Trânsito foi atrás da resposta!

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor exerce atividade remunerada ou […]

  89. Cacique – Auto Escola e Despachante » É possível um resultado “falso positivo” no exame toxicológico? O Portal do Trânsito foi atrás da resposta!

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor exerce atividade remunerada ou […]

  90. Jura Despachante » É possível um resultado “falso positivo” no exame toxicológico? O Portal do Trânsito foi atrás da resposta!

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor exerce atividade remunerada ou […]

  91. Despachante Tozzi » É possível um resultado “falso positivo” no exame toxicológico? O Portal do Trânsito foi atrás da resposta!

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor exerce atividade remunerada ou […]

  92. É possível um resultado “falso positivo” no exame toxicológico? O Portal do Trânsito foi atrás da resposta! | Despachante Expresso

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor exerce atividade remunerada ou […]

  93. Perfil Despachante » É possível um resultado “falso positivo” no exame toxicológico? O Portal do Trânsito foi atrás da resposta!

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor exerce atividade remunerada ou […]

  94. Despachante Hortêncio Trentin » É possível um resultado “falso positivo” no exame toxicológico? O Portal do Trânsito foi atrás da resposta!

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor exerce atividade remunerada ou […]

  95. MAX Despachante » É possível um resultado “falso positivo” no exame toxicológico? O Portal do Trânsito foi atrás da resposta!

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor exerce atividade […]

  96. É possível um resultado “falso positivo” no exame toxicológico? O Portal do Trânsito foi atrás da resposta! | MAX

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor exerce atividade […]

  97. Despachante Pracatu » É possível um resultado “falso positivo” no exame toxicológico? O Portal do Trânsito foi atrás da resposta!

    […] nova lei de trânsito manteve a obrigatoriedade do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, independente se o condutor exerce atividade remunerada ou […]

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']