Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de julho de 2024

Existe multa para o condutor que passar no sinal amarelo do semáforo? Veja a resposta!


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/07/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h06
Ouvir: 00:00

Uma dúvida frequente é sobre passar no sinal amarelo do semáforo. Afinal, existe multa nessa situação? O Portal foi atrás da resposta.

Uma das primeiras coisas que aprendemos em relação ao trânsito é o significado das cores do semáforo. Desde crianças, entendemos que o vermelho significa pare, o amarelo atenção e o verde siga. Quando nos tornamos condutores, mesmo sabendo desse conceito, muitas outras dúvidas surgem em decorrência da prática de dirigir. Uma delas é sobre passar no sinal amarelo do semáforo. Afinal, existe multa nessa situação? O Portal foi atrás da resposta.

De acordo com Eduardo Cadore, especialista em Gestão, Psicologia e Direito de Trânsito, não há infração prevista na legislação nesse caso.

Já, avançar o sinal vermelho do semáforo é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47. “A cor amarela do semáforo serve como um indicativo para a parada do veículo. Essa transição (do amarelo para o vermelho) é necessária justamente para que se evite uma parada abrupta do veículo”, explica.


Leia também:

Lei que permite condutor avançar sinal vermelho pode colocar pedestres em risco 

Conforme o Manual Brasileiro de Sinalização Semafórica, a cor amarela do semáforo indica o término do direito de passagem. Nesses casos, o condutor deve parar o veículo, salvo se não for possível imobilizá-lo em condições de segurança.

“Pelo que diz a legislação, é possível cruzar o amarelo sem cometer infração,  porém, não é isso que se espera. Quando avistar o amarelo, o condutor deve reduzir a velocidade e se preparar para parar. Muitos condutores acabam acelerando para aproveitar a passagem, mas, obviamente, esse vício de direção é extremamente danoso”, orienta Cadore.

Para o especialista, é preciso acontecer uma reeducação dos condutores. “Não podemos criar o hábito, por exemplo, de sempre usar o amarelo com uma extensão do sinal verde. Diferente disso, o amarelo está mais para uma antecipação do vermelho do que uma continuidade do verde”, finaliza.

Assista, na íntegra, a resposta do especialista Eduardo Cadore no Programa Tira-dúvidas de trânsito sobre a possibilidade de multa para o condutor que passa no sinal amarelo do semáforo.

Sinalização semafórica

A finalidade da sinalização semafórica, segundo o Manual Brasileiro citado acima, é de transmitir diferentes mensagens aos usuários da via pública, regulamentando o direito de passagem ou advertindo sobre situações especiais nas vias.

Conforme a norma, as cores do semáforo indicam:

  • Vermelha – Indica a proibição do direito de passagem e a obrigatoriedade do condutor em parar o veículo.
  • Amarela – Indica o término do direito de passagem. O condutor deve parar o veículo salvo se não for possível imobilizá-lo em condições de segurança.
  • Verde – Indica a permissão do direito de passagem. O condutor tem a permissão de iniciar ou prosseguir em marcha, podendo efetuar os movimentos de acordo com a indicação luminosa e observar as normas de circulação e conduta.
  • Amarela (intermitente) – Adverte da existência de situação perigosa ou obstáculo. O condutor deve reduzir a velocidade e observar as normas de circulação e conduta.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

3 comentários

  • Francisco de Assis Santos Trindade
    13/07/2023 às 20:43

    Muito Boa, a informação atualizada.

  • Carlos R Paladino
    29/08/2023 às 13:42

    Sim o amarelo é atenção, mas tem município que sacaneiam com o semáforo que pula de verde para amarelo e imediatamente para o vermelho, sem dar o tempo necessário, acredito que exista um determinado tempo para que aconteça a mudança do amarelo para o vermelho, pois às vezes ao frear e perceber que amarelou e para não frear bruscamente avança no amarelo e imediatamente para o vermelho… depois de uns dias chega o aviso de multa.

  • nilson moreira castro
    26/10/2023 às 09:40

    Em quase todos os cruzamentos da região central condutores de motos a sinalização dos semáforos não é respeitada.
    Avançam quando está na cor vermelha colocando grave risco aos pedestres principalmente pessoas idosas e crianças.
    Falta fiscalização com câmeras ou radares nos cruzamentos.
    Outro grave problema é o limite de velocidade dessas motos com barulho ensurdecedor.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *