Notícias

Notícias

Farol a laser chega para “fazer a noite parecer dia” conheça 

Farol a laser chega para “fazer a noite parecer dia” conheça

Farol a laserJá passava das 21h quando a noite caiu na pequena cidade de Le Mans (França). Com a proximidade do solstício do verão, o sol demora a se por nesta época do ano na Europa e, por isso, a Audi teve de esperar até a última hora do dia para mostrar no ambiente ideal, o escuro, o motivo de ter levado um pequeno grupo de jornalistas à penúltima reta do circuito de Sarthe, que recebia naquele fim de semana as tradicionais 24 Horas de Le Mans.

De repente, três R8 azuis surgiram na paisagem e deram nova iluminação ao local. Todos irradiavam uma luz branca perceptível desde longe, que parecia muito mais forte do que qualquer lanterna comum. Ali, a fabricante alemã fazia o lançamento oficial do R8 LMX, série especial do superesportivo que vem a ser o primeiro carro de produção da história a contar com faróis a laser.

O impacto visual da apresentação não chegou a se refletir em uma surpresa tão grande com o projeto em si. Afinal, BMW (com o híbrido i8), Land Rover (com o Discovery Vision Concept) e a própria Audi já haviam apresentado conceitos com esse tipo de tecnologia há não muito tempo. De qualquer forma, ficou claro que o laser chega para criar novos parâmetros de iluminação dos automóveis.

“É como dirigir de dia”, cravou o diretor de desenvolvimento técnico da marca das quatro argolas, Ulrich Hackenberg, sem medo algum de soar exagerado.

Não espere ver um farol de laser em seu carro popular tão cedo. Diretores da Audi acreditam que a proposta, por enquanto, faz mais sentido só em esportivos. “A luz é forte demais e pode até atrapalhar no trânsito das grandes cidades”, afirma Stephen Berlitz, chefão da parte de iluminação dos carros da marca.

Segundo a montadora, por emitir fachos de luz mais intensos e focados, o laser praticamente dobra o raio de alcance das atuais lâmpadas de LED — estas cada vez mais populares no mercado –, sem proporcionar aquela dispersão lateral da luz, típica dos demais faróis.

Para comprovar a eficiência do projeto, a Audi instalou os novos faróis nos protótipos R18 e-tron quattro 2014, que fizeram dobradinha na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans. Um bom sinal, já que na pista os pilotos da marca elogiaram bastante o efeito proporcionado pelo sistema na pilotagem noturna.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']