15 de janeiro de 2025

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de janeiro de 2025

Imagem de viatura PRF com câmeras viraliza nas redes sociais. Verdade ou mentira?


Por Mariana Czerwonka Publicado 16/06/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h36
Ouvir: 00:00
Viatura PRF com câmeraA imagem viralizou nas redes sociais. Foto: Autor desconhecido

A internet é hoje uma das mais importantes ferramentas de comunicação e informação, mas, como não tem filtros, aceita todo tipo de conteúdo. Cabe ao cidadão pesquisar e, antes de repassar a informação, verificar a veracidade do assunto. Dessa vez uma foto mostra veículo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com câmeras no teto, ganhou espaço nas redes sociais. O texto que acompanha a foto diz que as câmeras são na verdade dois radares que flagram motoristas em excesso de velocidade.   “Muitas vezes pessoas de má-fé se aproveitam da ingenuidade dos cidadãos e plantam notícias falsas sem importar-se com as consequências”, avalia Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

A PRF emitiu uma nota para esclarecer o fato, explicando que as câmeras não são radares e que o equipamento está em fase de testes. Segundo o órgão, a viatura da imagem faz parte de um projeto pioneiro em teste no estado do Ceará.  As câmeras tem a funcionalidade de “ler” as placas dos veículos que circulam nas proximidades por meio de tecnologia de reconhecimento de caracteres OCR (Optical Character Recognition).

Ainda de acordo com a PRF, o equipamento não tem a finalidade de aplicar multa, sendo usado para identificar em tempo real possíveis irregularidades, tal como queixa de furto e roubo do veículo. Com a leitura das placas, a ferramenta faz uma análise das informações do veículo usando o sistema global utilizado pela PRF para fiscalização e direcionando o trabalho de fiscalização policial.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *