Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de novembro de 2024

Inscrições para o curso de atualização de agentes de trânsito encerram na próxima quarta-feira no RS

O curso de atualização de agentes de trânsito é oferecido pela Escola Pública de Trânsito do DetranRS e as inscrições se encerram na próxima quarta-feira, dia 11.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 09/10/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00

As inscrições para o curso de atualização de agentes de trânsito, oferecido pela Escola Pública de Trânsito do DetranRS àqueles profissionais que tenham realizado o curso de formação há mais de três anos, encerram na próxima quarta-feira, dia 11. A atualização está prevista na Portaria n.º 966/2022 da Secretaria Nacional de Trânsito,  

O curso é gratuito, tem 100 vagas para livre concorrência e inicia em 16 de outubro. Totalmente online e com atividades assíncronas, a formação possui 40 horas/aula e certificação ao final.

Conforme o DetranRS, o objetivo é atualizar e capacitar os agentes de trânsito para o cumprimento da função.

“Assim, considerando a importância de qualificar a ação educativa durante a fiscalização além de oferecer ferramentas para que esses saibam agir de forma adequada durante as abordagens”, afirma o órgão.   

Interessados deverão realizar sua inscrição através do formulário disponível aqui.

Atualização sobre nova lei constará no curso para agentes de trânsito

Com a implementação da  Lei nº 14.599/23, o órgão de trânsito municipal agora tem competência para atuar em 99 diferentes tipos de ocorrências no trânsito. Antes dessa alteração no CTB, somente o Detran possuía a competência exclusiva para fiscalizar veículos, documentos dos condutores e realizar o teste do bafômetro, quando necessário.

Agora, os agentes de trânsito têm autoridade para fiscalizar e abordar os motoristas. Assim, solicitando a CNH, o documento do veículo e realizando o teste de alcoolemia (bafômetro). Aqueles que não apresentarem os documentos requeridos ou recusarem o teste poderão ser notificados imediatamente.

Antes da alteração, as infrações se referiam apenas ao uso/circulação das vias dentro da cidade. Como por exemplo, o avanço de sinal vermelho, conversão proibida ou bloqueio da via e estacionamento irregular.

Receba as mais lidas da semana por e-mail
[mc4wp_form id=32263]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *