Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Atenção! Detran/MS alerta para falsa autoescola e site para aplicar golpe da CNH

O diretor de Tecnologia da Informação do Detran/MS orienta que para não cair em golpes é fundamental que a população busque sempre canais oficiais.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 18/03/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00
Golpe da CNH
Robson Alencar é diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS. Foto: Rachid Waqued

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) alerta para golpe da falsa autoescola e site clonado para emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Denúncia encaminhada por meio da ouvidoria indica atuação de estelionatários para tirar dinheiro das pessoas com a promessa de realizar todo processo para emissão da primeira habilitação.

Conforme relato, a pessoa chegou a fazer aulas e prova na autoescola da Capital denominada Ativa. Porém, no momento de retirar a CNH a empresa tinha sumido. O QR Code da guia de “aprovação” anexada a denúncia, direciona para um falso site. Ele possui a mesma interface do Portal de Serviços do Detran-MS, porém, com domínio diferente do site oficial. Diversos pontos levantam suspeitas de quem possui familiaridade, mas passa despercebido por pessoas que buscam os serviços digitais do Detran-MS esporadicamente.

A foto do condutor, um campo afirmando que os dados são os mesmos da base do Detran-MS, chave de registro de consulta, QR Code para gerar e imprimir a CNH, e um aviso em vermelho que pede atenção e diz “você possui 1 pagamento pendente! Regularize seus débitos para emissão do registro,” são campos inexistentes no site oficial.

Como não cair em golpe da CNH

O diretor de Tecnologia da Informação, Robson Alencar orienta que para não cair em golpes é fundamental que a população busque sempre canais oficiais.

“Primeiro passo é buscar Centros de Formação de Condutores credenciados. No Detran em números é possível filtrar por município e verificar o índice de aprovação. O segundo passo é sempre olhar o domínio que hospeda o site, para ver se é um domínio oficial. Se é oficial é o Gov.br nenhum site de governo de espécie alguma tem o .com”, orienta.

O endereço utilizado no golpe em questão é o https://detranautenticidade.com/detranms/resultado-autenticidade.php. O site oficial do Detran-MS é o www.detran.ms.gov.br . A lista de autoescolas credenciadas, e a situação de cada uma fica disponível no menu “Habilitação” no Portal de Serviços, no campo “CFC – Centro de Formação de Condutores”. Ela pode ser filtrada por município.

As informações são da Assessoria de Comunicação Detran-MS

Receba as mais lidas da semana por e-mail

2 comentários

  • Regilane Brito de Souza
    15/09/2023 às 13:16

    Quero muito

  • Regilane Brito de Souza
    15/09/2023 às 13:17

    No aguardo

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *