Como utilizar a CNH Digital?
Confira nesse tira-dúvidas sobre a CNH Digital, os principais cuidados que você deve ter com esse documento na internet
Ativa no Brasil desde 1966, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento oficial e que comprova que você está habilitado a conduzir um veículo. Atualmente, a CNH é dividida em categorias. Cada uma delas permite dirigir um determinado tipo de veículo. São elas:
- CNH categoria A: veículos motorizados de 2 ou 3 rodas;
- CNH categoria B: veículos motorizados de 4 rodas (a passeio);
- CNH categoria C: veículos pesados, ou seja, caminhões;
- CNH categoria D: veículos de transporte de passageiros (ônibus);
- CNH categoria E: não há restrição de peso ou quantidade de passageiro. Estão incluídos com mais de 1 reboque, por exemplo, carretas, trailers ou ônibus articulados.
E, existe ainda, a ACC, que é a Autorização para Conduzir Ciclomotores.
A CNH Digital (e-CNH) está disponível desde 2018 no Brasil. Além disso, a CNH é válida também como documento de identidade.
Quando o condutor passa pelo processo de habilitação e é aprovado, em média após 3 dias úteis, a CNH digital já está disponível. Em contrapartida, a CNH física leva 14 dias para ficar pronta – com tempo médio variando de localidade para localidade. Nesse primeiro momento, o novo condutor tem acesso a PPD- que é a Permissão para Dirigir, válida por 12 meses. Se cumprir todas as exigências que a Código de Trânsito Brasileiro determina, o motorista pode solicitar a CNH definitiva.
Qual é o passo a passo da CNH digital?
- O primeiro passo do novo condutor é se cadastrar no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Um cuidado extra: ao acessar o site, verifique a autenticidade. Há muitos sites falsos que copiam o design desse portal para roubar dados cadastrais de pessoa física e jurídica.
- Após o cadastro no site, o condutor deve baixar o aplicativo da CNH digital. Esse App tem versões disponíveis tanto para celulares com iOS quanto para Android.
- Uma das principais orientações é não abandonar a CNH física. Afinal, imprevistos podem acontecer numa abordagem por alguma fiscalização. Por exemplo: você pode ficar sem bateria no celular. Lembre-se, o download em formato PDF da CNH digital não é válido para fins de comprovação do direito de dirigir.