Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de julho de 2024

Conheça 5 mudanças na nova CNH

A nova CNH entrou em vigor no ano passado. A troca pelo novo modelo não é obrigatória e ela acontecerá na renovação do documento. Veja esse e outros detalhes!


Por Mariana Czerwonka Publicado 12/04/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00
Mudanças na nova CNH
A CNH está diferente. Veja algumas mudanças. Foto: Divulgação Detran

Entrou em vigor em junho do ano passado, a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A Resolução 886/21 regulamentou as especificações, a produção e a expedição da nova CNH.

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o novo documento incorporou elementos gráficos que dificultam falsificações e fraudes, o que o torna ainda mais seguro.

Veja cinco mudanças da nova CNH em relação ao modelo antigo.

1. Cores

As cores aplicadas na nova CNH mudaram. Antes ela era verde escura e agora, predominam as cores verde e amarelo.

2. Segurança

A nova CNH possui tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta, dificultando falsificações.

3. Localização

A indicação de CNH temporária ou definitiva fica agora no canto superior direito e é identificado pela letra P ou D, respectivamente. O quadro de observações, que indica eventuais restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada, está logo abaixo da tabela de categorias.  A assinatura do motorista agora fica abaixo da foto. 

4. Categorias

O formato das categorias segue o padrão internacional, ou seja, isso facilita a identificação por países signatários da Convenção de Viena. Na tabela constam as categorias para as quais o motorista está habilitado. Apesar da tabela apresentar subcategorias (A1, B1, C1, D1, C1E, D1E) , vale ressaltar que as categorias de CNHs nacionais não foram alteradas.

5. CNH mais moderna

A nova CNH traz nome social e a filiação afetiva do condutor se ele assim desejar. 

Troca não é obrigatória

A troca para o novo modelo de CNH não será obrigatória, ela acontecerá naturalmente na renovação do documento. Ou seja, quem possui a CNH emitida e válida, não precisa se preocupar.

CNH digital

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a mudança para o novo modelo ocorrerá quando acontecer a renovação da CNH. Ou ainda, no caso da primeira habilitação.

“A CNH digital funciona da mesma forma. O modelo atual vai continuar até que haja necessidade de renovação, quando será gerado o novo modelo”, explicou o órgão.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

2 comentários

  • Rogério Rocha Passos
    14/02/2024 às 17:20

    Minha CNH ainda demorara a vencer como atualizo para a Nova?

    • Mariana Czerwonka
      15/02/2024 às 11:30

      Rogério

      É possível pedir uma segunda via do documento.

      Equipe Portal

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *