Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

Entenda as categorias de habilitação do novo modelo da CNH

Chamou a atenção no novo modelo da CNH a forma como estarão relacionadas as categorias de habilitação para as quais o condutor seja habilitado. Entenda!


Por Mariana Czerwonka Publicado 01/03/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00
Novo modelo CNH categorias de habilitação
No novo modelo da CNH, as categorias de habilitação estão divididas em 14 combinações de letras A, B, C e D e algumas opções com o número 1. Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

Desde junho do ano passado, o modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sofreu mudanças. A nova regulamentação das especificações, da produção e expedição da Carteira CNH foi publicada através da Resolução 886/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ela já teve alteração pela Res. 976/22. O que muitas pessoas ficaram em dúvida é sobre como aparecem as categorias de habilitação no novo modelo da CNH.

Nesse sentido, o que chamou a atenção no novo modelo da CNH é a forma como estarão relacionadas as categorias de habilitação para as quais o condutor seja habilitado. Nela constam, por exemplo, referências como B1, CE, C1E. Este tipo de classificação inexiste dentro do processo de habilitação brasileiro. De acordo com o novo modelo da CNH, as categorias de habilitação estão divididas em 14 combinações de letras A, B, C e D e algumas opções com o número 1.

Conforme Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, o novo modelo de CNH segue um padrão internacional.

“Devemos observar os próximos passos do Contran, pois ainda não há previsão de mudanças em relação aos processos de obtenção e alteração de categorias de habilitação. De qualquer forma, é um indício de que podem vir mudanças”, explica.

Categorias de CNH

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atualmente as categorias de CNH estão divididas em:

  • Categoria A – condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;
  • Categoria B – condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A. Cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;      
  • Categoria C – condutor de veículo abrangido pela categoria B e de veículo motorizado utilizado em transporte de carga cujo peso bruto total exceda a 3.500 kg (três mil e quinhentos quilogramas).
  • Categoria D – condutor de veículo abrangido pelas categorias B e C e de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares, excluído o do motorista.  
  • Categoria E – condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.        

Dirigir veículo incompatível

Dirigir um veículo com CNH ou Permissão para Dirigir (PPD) incompatível com a categoria do veículo é infração gravíssima, com multa de R$ 586,94. Além disso, é prevista a retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

11 comentários

  • Afranio Antônio de Lima Santos
    03/03/2023 às 05:19

    Preciso de uma CNH moto e carro

    • Paulo silva
      06/03/2023 às 08:15

      Que palhaçada queremos a mesma forma que tava. Isto é um ridículo não gostei e baixando a categoria de C Para B porque a c era o peso bruto de 7.500k pois a categoria C não tá valendo nada

  • Luiz Augusto Pereira
    28/03/2023 às 12:40

    Quem Saiu da D foi para B, Pode retornar para D, Oque fazer.

    • Mariana Czerwonka
      28/03/2023 às 18:14

      Luiz

      Apenas fazer os exames necessários, não precisa fazer aulas práticas novamente.

      Equipe Portal

      • Hainer pereira de Sousa conta
        15/07/2024 às 03:30

        CNH foi e continuará sendo meio de enriquecimento do Detran e dos dono de auto escola
        Ate porq ter CNH não quer dizer q a pessoa e bom motorista e não ter CNH não quer dizer q a pessoa e ruim motorista

  • André Sanches
    11/06/2023 às 10:53

    Confesso que não entendi e não encontrei informações na matéria acerca do que significa o número 1 a frente das categorias, por exemplo B1, A1… Poderiam explicar melhor?

    • Mariana Czerwonka
      13/06/2023 às 10:50

      André

      Não existe no CTB essa definição. Ela foi usada para padronizar a CNH como os modelos internacionais.

      Equipe Portal

  • Nilton dos Santos Rodrigues
    17/11/2023 às 13:00

    Categoria D pode pilota moto

    • Mariana Czerwonka
      17/11/2023 às 17:26

      Nilton

      Não, tem que ter a categoria A junto.

      Equipe Portal

  • Marcos Moura
    15/12/2023 às 11:45

    Categoria “E” , será apta para moto em qual padrão ?

  • Marcos
    29/05/2024 às 16:59

    Esse país como sempre e uma vergonha …

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *