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04 de novembro de 2024

Para o seu CFC: dicas de estratégias para ensinar sinalização e infrações de trânsito


Por Tecnodata Educacional Publicado 02/12/2020 às 20h41 Atualizado 08/11/2022 às 21h38
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É preciso que os alunos aprendam. E para que isso aconteça, é possível criar estratégias de ensino para que se tornem melhores condutores.

Estratégias para ensinarFoto: Arquivo Tecnodata.

Várias vezes nos perguntamos qual é a melhor forma de fazer com que os alunos memorizem todo o conteúdo teórico obrigatório com a carga horária que temos para isso.

Quem nunca se perguntou?

Vamos começar com sinalização e infrações: fácil não é, até porque, muitas vezes temos que lutar contra a má vontade que os alunos demonstram com a parte teórica da formação de condutores.

Muitos querem apenas cumprir essa etapa, conseguir a aprovação no DETRAN para começar as aulas práticas. O que não entendem, muitas vezes é que toda a teoria será utilizada no dia a dia, mesmo depois do período de aprendizagem.

Quantos alunos são reprovados na prova prática por desrespeito a uma placa de PARE, por exemplo?

Enfim, é preciso que aprendam. E para que isso aconteça, podemos criar algumas estratégias para que memorizem, não só para ser aprovado, mas para ser um condutor melhor, futuramente.

Sugira que adquiram um CTB de bolso. Assim, poderão consultar sempre que tiverem alguma dúvida e isso vai ajudar na memorização das informações.

Conhecer sinalização e infrações é obrigação dos condutores.

Seguem algumas ideias de como ajudar seus alunos.

Sinalização:

Para fixar as placas de sinalização, sempre pode ser usado o bom e velho jogo da memória. Não falha. É divertido e faz com que memorizem rapidamente. Reserve 5 minutos das suas aulas, todos os dias e use essa estratégia barata e simples de fazer. Mesmo a versão caseira, impressa em papel sulfite, serve e muito bem.

Uma ideia também é pedir que, quando os alunos estiverem se deslocando para o CFC, para a sua aula, observem as placas de sinalização das ruas e, ao chegar, relatem as placas que viram. Debata com eles se acreditam que estão instaladas de forma correta e onde deveriam estar. E mais, próximo de sua casa, que tipo de sinalização existe? Ou quais seriam necessárias para melhorar o fluxo de veículos e a segurança dos usuários?

Muitas vezes, deixamos de utilizar algumas estratégias por achar que não vão agradar ou que são muito infantis, mas, no final, o resultado pode surpreender.

Infrações

Uma sugestão é apresentar situações hipotéticas e pedir que analisem e digam que tipo de infração e as punições adequadas para o caso.

Anote tudo no quadro ou em um cartaz e peça que discutam. Assim como com a sinalização, peça que observem os veículos, no seu dia a dia e quais foram as infrações que viram, que mais chamaram a atenção e por quê.

Deverão descrever para que possam discutir em conjunto e concluir o que de fato seria aplicável para cada caso relatado. Use o CTB para pesquisar, o que pode ser feito pelos alunos em conjunto.  Aproveite para fazer um jogo com pontuação, com premiando seus alunos com balas, por exemplo, para quem achar as respostas antes. Pode ser divertido.

Outra ideia é escrever em pedaços de papéis separados:

  • as infrações;
  • as penalidades e medidas administrativas aplicáveis;
  • a pontuação;
  • a gravidade;
  • valor das multas

E, na sequência, pedir que associem. Permita que consultem o CTB. Dependendo da quantidade de alunos na turma, pode separar em duplas, trios ou grupos e os primeiros a terminar, corretamente, ganham um prêmio.

Com essas informações, é possível criar uma tabela para deixar exposta em sala de aula.

Nas apostilas de Primeira Habilitação da Tecnodata Educacional você encontra tabelas que vão facilitar a memorização. As infrações foram separadas em categorias como: condutor; veículos; luzes e sinais etc.

São apenas algumas dicas simples, mas, com o pouco tempo que se tem para as aulas teóricas e com a quantidade de conteúdo a ser desenvolvido, é preciso otimizar o tempo sem deixar de lado a qualidade.

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