Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de fevereiro de 2024

Questão de prova: você sabe qual a distância que um trem irá percorrer antes de parar depois de acionados os freios?


Por Mariana Czerwonka Publicado 01/09/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma das questões que está caindo na prova do Detran/PR é sobre a distância que um trem irá percorrer antes de parar depois de acionados os freios. Veja!

Muitos podem se surpreender com o tipo de questão que está caindo na prova de primeira habilitação no Paraná sobre a distância que um trem irá percorrer antes de parar depois de acionados os freios. No entanto, no ano passado o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR) comunicou que iria incluir questões na prova eletrônica, que dizem respeito ao comportamento do condutor, pedestres, ciclistas e demais agentes que participam do trânsito diante de um cruzamento com linha férrea.

Na época, o diretor-geral do Detran/PR, Wagner Mesquita, informou que a ideia aconteceu devido ao aumento no número de acidentes em linhas férreas.

“Essa situação é preocupante. Ela nos trouxe um alerta para reforçar o assunto já na formação de novos condutores. E, também, para aqueles que precisam relembrar algumas regras básicas de condução”, diz.

Uma das questões que está caindo na prova do Detran/PR é sobre a distância que um trem irá percorrer antes de parar depois de acionados os freios. De acordo com o gabarito do próprio órgão, essa distância deve ser entre 200 e 300m.

Para Eliane Pietsak, algumas informações básicas de tamanho do trem e velocidade que estava trafegando deveriam estar no enunciado. “Tanto a velocidade, como tamanho e peso do trem podem influenciar no cálculo da distância a ser percorrida”, informa.

Ainda conforme especialista, para fazer esse cálculo seria necessário utilizar uma equação matemática.

“Acho muito importante cobrar questões relacionadas a cruzamentos com linha férrea, ainda mais porque em Curitiba, por exemplo, existem vários cruzamentos desse tipo e que frequentemente ocorrem acidentes. No entanto, cobrar a distância de frenagem é um pouco fora de propósito, ainda mais dessa forma. O Detran/PR deveria focar no comportamento do usuário”, argumenta.


Leia também:

Você sabe a diferença entre parar e estacionar? Veja o que diz o CTB! 

Aulas teóricas

Segundo o Detran/PR, os CFCs do estado receberam três vídeos sobre o tema para incluir em suas aulas teóricas. De acordo com o órgão, os vídeos trazem informações sobre o funcionamento da ferrovia, boas práticas, sinalização e prevenção de acidentes. O objetivo é incentivar o cuidado dos motoristas bem como da população nas áreas próximas aos trilhos.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *