Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2024

Ranking das autoescolas auxilia candidatos na busca pela primeira habilitação em Alagoas


Por Assessoria de Imprensa Publicado 30/01/2021 às 16h42 Atualizado 08/11/2022 às 21h35
Ouvir: 00:00

Detran/AL disponibiliza taxa de aprovação nos exames prático e teórico das autoescolas credenciadas em todo o estado.

Texto de Mácio Amaral –

Detran/AL

Processo de habilitaçãoFoto: Arquivo Tecnodata.

Com o início do ano, a procura dos alagoanos para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aumenta consideravelmente e muitos candidatos acabam tendo dúvidas sobre onde começar seu processo de habilitação. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) dá algumas dicas para auxiliar na escolha do Centro de Formação de Condutores (CFC) ideal para não cair em golpes e alcançar os melhores resultados.

Há mais de dez anos, o órgão disponibiliza o ranking das autoescolas credenciadas no estado para acesso público, com informações sobre a taxa de aprovação dos alunos nos exames teórico e prático. No site (detran.al.gov.br), o futuro candidato pode verificar a porcentagem de aprovação de acordo com a quantidade de exames realizados por autoescola e usar esse critério para escolher a instituição desejada.

Além disso, o site também mostra a lista de empresas credenciadas pelo Detran de Alagoas, disponível na área de “Serviços” e “Habilitação”.

Atualmente, há 115 CFCs ativos no estado, credenciados pelo Detran após um rígido controle e fiscalização da documentação de instrutores de trânsito, diretores e veículos dos CFCs.

“Foi uma maneira da população ter conhecimento sobre os CFCs que estão dando aula, a quantidade de alunos, a taxa de aprovação nos exames, e outras informações importantes. Tendo essa informação fica mais claro para o candidato conhecer o CFC desejado”, explica a subchefe de fiscalização e controle dos CFCs, Carla Cabús.

Carla ressalta que o ranking também é útil para a própria autarquia, uma vez que, caso alguma autoescola apresente um índice de reprovação muito alto, o Detran pode interferir. “O Detran pode avaliar o índice de aprovação e saber como esse CFC está funcionando. Se o índice está muito baixo, o Detran chega junto com a equipe de educação para saber qual o motivo e o que está acontecendo para a aprovação estar caindo, então é uma maneira de também avaliar os CFCs que auxilia no processo de credenciamento”, diz.

Importância dos CFCs

Já o chefe de educação para o trânsito da autarquia, Antonio Monteiro, destaca a importância da autoescola para um trânsito mais seguro. Segundo ele, a qualidade da formação do condutor é o primeiro passo para a redução de acidentes e para que os futuros condutores sejam formados tendo como base uma direção segura, responsável e que respeita as leis de trânsito.

Dicas

Algumas dicas para a escolha de um centro de formação devem ser seguidas, como verificar se o preço cobrado pelo serviço está de acordo com o mercado, checar a estrutura física da empresa e dos veículos, além de buscar opiniões de alunos e ex-alunos.

Caso o candidato queira registrar queixa sobre alguma autoescola após ter se sentido prejudicado ou  desconfia de possíveis fraudes, deve formalizar a denúncia por meio da ouvidoria do órgão, de forma presencial, on-line ou pelo telefone (82) 98833-9437.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *