Uso de telas aparece como principal motivo do aumento de condutores que precisam de óculos para dirigir
Recentemente o Portal do Trânsito publicou uma reportagem sobre um estudo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), com base em dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que mostra que o número de brasileiros com restrições na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em decorrência de problemas de visão quase dobrou entre 2014 e 2024. E um dos principais motivos que levou a esse aumento, conforme especialistas, é o uso maciço das telas (celulares e tablets) pelos jovens. Esse foi o tema da reportagem produzida por Thabita Yuri para o Portal do Trânsito, como você pode acompanhar acima.
Segundo Dr. Marcelo Vilar, médico oftalmologista ouvido pela reportagem, houve uma explosão nos últimos anos dos casos de miopia entre os jovens.
“A miopia é um distúrbio visual que causa dificuldade para enxergar de longe e muitas vezes esses jovens só recebem o diagnóstico quando vão tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, explica.
O médico ressalta a importância de o condutor enxergar bem para dirigir. “A segurança no trânsito é para todos e enxergar bem é primordial para dirigir, pois só assim é possível prevenir acidentes e cuidar da própria saúde e da vida de outros”, afirma.
Dados do estudo
De acordo com a análise do CBO, até 2014, eram 14,4 milhões de CNHs que registravam a exigência de que seus portadores conduzissem veículos obrigatoriamente com o uso de óculos ou lentes de grau para dirigir. Nesse grupo, também constavam aqueles com restrição para dirigir após o pôr do sol e os que tinham anotação de visão monocular. Em 2024, esse total já alcança os 25,4 milhões – um aumento de 77%. No mesmo período, o crescimento no número total de condutores habilitados foi de 33%.
Atualmente, as restrições visuais respondem por 91% de todas as anotações aplicadas às 27,9 milhões de CNHs emitidas no Brasil.
De acordo com a presidente da entidade, Wilma Lélis, esses dados reforçam a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce de doenças como mecanismo para melhorar a qualidade de vida e a segurança das pessoas.
“Os oftalmologistas desempenham um papel crucial nesse processo, pois são eles que realizam a avaliação detalhada e fornecem o diagnóstico preciso e o tratamento necessário. A atuação dos oftalmologistas garante que apenas condutores com a visão adequada, ou com as devidas correções, estejam nas estradas, promovendo segurança de todos”, completa.