Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de julho de 2024

Como alugar um carro? 

Vai alugar um carro pela primeira vez? Confira um passo a passo como funciona!


Por Accio Comunicação Publicado 14/11/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00

O aluguel de carro se tornou uma praticidade e também algo comum para quem precisa viajar, resolver negócios ou para cumprir compromissos do dia a dia. 

visão de uma homem passando a chave de um carro para uma mulher
Foto: Freepik

Porém, para alugar um carro pela primeira vez, o processo pode parecer burocrático. Mas não tema! Você só precisa estar de acordo com alguns pré-requisitos. 

Para realizar esse serviço, as locadoras exigem dos condutores os seguintes documentos:  

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CPF e RG.
  • O responsável pela locação precisa ter 21 anos completos;
  • Ser habilitado há pelo menos 2 anos e portar CNH dentro da validade
  • Para liberar o carro, as locadoras realizam uma consulta financeira no CPF do condutor, por isso é importante não ter restrição de crédito; 
  • Por fim, ter um cartão de crédito com um limite disponível para uma avaliação de aprovação. 

Valor do aluguel de carro 

visão de uma mulher segurando chaves e uma pasta
Foto: Freepik

Quando você reserva o carro com antecedência, consegue garantir preços mais interessantes e uma maior disponibilidade de modelos pra escolher. Isso porque muitas locadoras oferecem descontos para quem reserva com antecedência.  

Ou seja, alugar o carro de última hora pode resultar em preços mais altos e uma seleção limitada de veículos, além do risco de não encontrar carro disponível. 

Agora o valor do aluguel, check-in e checkout do veículo é acordado no momento do fechamento do acordo, assim como a vistoria é feita antes e depois da devolução do veículo

Além disso, existe a cobrança de uma caução. Esse valor funciona como uma espécie de “garantia” e fica restrito no cartão do condutor. O valor é estornado após a devolução do carro.  

Desse modo, o acordo de locação de carro entre o condutor e a locadora pode ser realizada com mais segurança e transparência. 

Você já alugou um carro? Compartilhe nos comentários a sua experiência!

Veja também no Portal do Trânsito: 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *