Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de junho de 2024

CRLV 2021: veja como baixar ou imprimir o documento digital

A maioria dos Detrans não emite mais o documento que comprova o licenciamento anual. Veja como baixar o documento digital ou imprimir em casa.


Por Mariana Czerwonka Publicado 25/01/2021 às 11h12 Atualizado 18/11/2022 às 14h23
Ouvir: 00:00

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um documento de porte obrigatório. Nele constam, além das características do veículo, informações sobre o pagamento do IPVA, do Seguro Obrigatório (DPVAT) e ano em exercício.

A versão digital do CRLV 2021 traz todas as informações e tem a mesma validade jurídica do documento físico. Anteriormente os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) emitiam este documento. “Lembrando que desde 2016 o porte obrigatório poderá ser dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao sistema informatizado do órgão responsável para verificar se o veículo está licenciado”, explica Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito.

Ainda segundo a especialista, a orientação, para não haver surpresa no momento da fiscalização, é baixar a versão digital ou imprimir em casa.

“O QR Code garante a autenticidade da impressão. Os agentes de trânsito, através de aplicativos, consultam esse código em uma eventual fiscalização”, garante.

Assim como funcionava com o documento emitido pelo Detran, o CRLV digital somente é expedido após a quitação dos débitos relativos ao veículo. São eles tributos, encargos e multas de trânsito, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT). Esse ano o DPVAT não terá taxa, como você pode ver aqui.

Internet

Diferente do que muitos pensam, não é necessária a conexão com a internet no momento da abordagem. “Mesmo que o proprietário esteja sem acesso à internet, o documento pode ser acessado. Ao passo que o aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital, o que garante a autenticidade do documento”, diz Pietsak.

Passo a passo

1. Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play.

2. Efetue o cadastro inserindo o CPF.

3. Após realizado o cadastro, você deve escolher o documento digital para incluir. Clique na opção CRLV Digital.

4. Em seguida, digite o número do Renavam.

5. Na sequência, você deverá digitar o código de segurança do CRV. E depois, clicar em OK.

Não conseguiu encontrar o Código de Segurança? Clique aqui.

6. Por fim, após o preenchimento dos campos, clique no botão “INCLUIR”.

 Pronto! Agora você já pode acessar o documento através do smartphone.

Como imprimir o CRLV 2021

Agora, se você prefere imprimir o documento para tê-lo em mãos, o procedimento é simples. Pois, ele pode ser feito pelo Portal de Serviços do Denatran.

O cidadão deve acessar a conta com o cadastro gov.br. Da mesma forma, com os dados do cadastro feito em banco conveniados.

1. Após entrar com os dados da sua conta, você deverá clicar em meus veículos.

2. Nessa etapa, aparecerão os veículos de sua propriedade. Por fim, você deverá clicar no qual quer imprimir o documento.

3. Na sequência, basta clicar na palavra CRLV Digital (conforme imagem ao lado). Automaticamente será baixada a versão em PDF do CRLV 2021 que é possível imprimir em casa.

Ainda assim, mesmo com essas dicas, ainda está com dificuldade de baixar, acessar ou cadastrar?

Entre em contato com a Serpro, responsável pelos documentos digitais, através dos canais oficiais:

Receba as mais lidas da semana por e-mail

2 comentários

  • Naralice Prado
    13/04/2023 às 20:20

    Boa noite!
    Mesmo o carro que tem um segundo combustível como o gás, ainda assim poderá ser impresso através da internet, pois, tem que apresentar o comprovante de vistoria do gás, nesse caso como proceder?
    Atenciosamente.

    • Mariana Czerwonka
      14/04/2023 às 14:52

      Olá

      Sim, após a vistoria o CRLV é liberado.

      Equipe Portal

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *