Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran afirma que problemas na atualização do CRLV 2024 não prejudicarão cidadão

Usuários alegam que apesar de pagar todos os débitos do veículo, o CRLV não atualiza para o ano de 2024 no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).


Por Mariana Czerwonka Publicado 13/03/2024 às 08h15 Atualizado 14/03/2024 às 15h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Atualização CRLV 2024
Usuários relatam problemas para atualização do CRLV 2024 no Rio de Janeiro. Foto: Alexandre Simonini

Não param de chegar depoimentos ao Portal do Trânsito sobre problemas na atualização do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) 2024 no Rio de Janeiro. Os internautas alegam que, apesar de pagar todos os débitos do veículo, o CRLV não atualiza para o ano de 2024 no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Esse foi o caso de Marcelo Marques. De acordo com o cidadão, ele não consegue ter acesso ao CRLV 2024.

“Eu já paguei todas as taxas e não tenho multas. Paguei no dia 29/01/2024 e até a data de hoje nada de atualização da minha Carteira Digital de Trânsito”, afirma.

Esse é um caso que está se repetindo desde o início do ano, como você pode ver aqui.

O Portal do Trânsito entrou em contato novamente com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ) para entender se já há uma solução para esse problema.

De acordo com o órgão, que enviou uma nota de esclarecimento para a redação do Portal, desde o dia primeiro de março, os proprietários de veículos registrados no Estado do Rio já podem solicitar a emissão do documento de licenciamento anual através do Posto Digital do Detran.RJ – serviço digital disponível no site do departamento (www.detran.rj.gov.br). “Para que aconteça a atualização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) para 2024, há a necessidade de pagamento integral do IPVA, da Guia de Regularização de Taxas (GRT) e das multas de trânsito vencidas. Débitos de anos anteriores também impedem a emissão do documento”, reforça o órgão.

O Detran/RJ explica que, pelo Posto Digital, o usuário vai poder consultar se há algum impedimento para a atualização do CRLV. E, estando tudo correto, solicitar a emissão do licenciamento 2024.

“De modo geral, essa atualização do documento é feita de forma automática pelo sistema do Detran/RJ, após a constatação do pagamento de taxas e multas. Mas o cidadão que preferir não esperar pelo processamento das informações poderá recorrer ao Posto Digital para obter o documento de forma imediata”, explica.

A atualização através do aplicativo, conforme o Detran/RJ, ainda não está disponível. “Inicialmente, será necessário acessar o Posto através do site do Detran. Isso porque a nova funcionalidade só estará disponível no aplicativo de celular em algumas semanas”, esclarece o órgão.

Usuário não será prejudicado

O Detran/RJ destaca que, apesar desse problema de atualização, nenhum usuário será prejudicado.

“Motoristas com o licenciamento anual 2023 em dia não encontrarão problemas para circular com seu veículo, uma vez que este documento tem validade pelo menos até o fim de maio deste ano”, conclui a nota.

De acordo com o órgão, o prazo de licenciamento 2024 vai até 31 de maio para veículos com placas finais 0, 1 e 2. Até 30 de junho para placas finais 3, 4 e 5. E até 31 de julho para placas finais 6, 7, 8 e 9. Até lá, o CRLV 2023 estará válido.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *