Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de julho de 2024

Detran incentiva cidadãos a utilizarem a Carteira Digital de Trânsito

A Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo gratuito do Governo Federal de fácil instalação no celular.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 02/03/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) incentiva o uso da Carteira Digital de Trânsito – CDT para todos os motoristas, pois ela reúne toda a documentação de trânsito de forma digital no celular.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira explica que, a Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo gratuito do Governo Federal de fácil instalação no celular, disponível para celulares Android  e IOS.

“Para conseguir incluir seus documentos dentro da CDT, sua Carteira Nacional de Habilitação – CNH precisa ter sido emitida a partir de maio de 2017, já que após essa data todas as CNHs foram emitidas com a tecnologia de QR Code, permitindo a leitura e validação pelo aplicativo Vio”, explicou.

A diretora Técnica de Habilitação e Medicina no Trânsito – Dthmet, Aline Lima Pinto informa que, a CDT é aceita como documento oficial por agentes de trânsito ou policiais, conforme legislação vigente. “A Carteira Digital reúne toda sua documentação de trânsito de forma digital no celular, mesmo sem acesso à internet, e com o valor legal dos documentos impressos”, exemplificou.

O governador Marcos Rocha incentiva o uso da CDT. “O Detran Rondônia tem oferecido facilidades aos usuários com serviços digitais, dando acesso aos serviços pelo celular ou computador com internet, otimizando tempo”, destacou.

Vantagens da Carteira Digital de Trânsito

Para obter a CDT, é preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT no smartphone. Além disso, fazer o login ou criar o cadastro no sistema gov.br, caso ainda não tenha. Em seguida, cadastrar os documentos no aplicativo. Veja aqui como fazer.

Veja lista de vantagens:

  • Habilitação – CNH Digital para identificação offline, e também, aviso de vencimento da CNH.
  • Infrações – Verificar e gerenciar as infrações do veículo. Além disso, pagar multas com até 40% de desconto
  • Veículos – CRLV digital (CRV + CLA) – É possível compartilhar CRLV com até 5 pessoas. Assim como indicar condutor principal do veículo. Há também aviso de recall, quando houver para o veículo.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • Christiano
    03/03/2023 às 15:18

    Maior furada, paguei meu ipva dia 10 de janeiro de 2023 e a multa que tinha pendente no dia 19/01 de 2023 e até hoje não tenho o meu documento de 2023, um absurdo, fui ao Detran e me falaram para aguardar pois iria atualizar e nada até a data de hoje 02/03/2023.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *