Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de março de 2024

DETRAN/MA simplifica e torna mais ágil o registro veicular ao cidadão

Todo o processo pode ser realizado no mesmo dia de forma digital.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 07/02/2024 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O DETRAN/MA deu início a uma nova forma de prestar os serviços de registro veicular, regulamentação e emplacamento de veículos zero km. Agora, no estado do Maranhão o processo será 100% digital. Assim, buscando a comodidade ao usuário de realizar todo o processo da própria casa, trabalho ou qualquer local de escolha do cidadão. A iniciativa torna o processo mais rápido e econômico, eliminando a burocracia, sendo realizado através de sistema informatizado.

Com todas estas medidas a expectativa é que o veículo zero km, que muitas vezes demorava até 2 semanas para ser plenamente emplacado, possa ser feito TODO o processo NO MESMO DIA. Desta forma, conforme o órgão, pode-se dizer com tranquilidade que o Detran/MA está implementando o melhor, mais ágil e econômico processo de emplacamento e registro de veículos do Brasil.

“O novo processo de primeiro emplacamento no formato digital, do Detran/MA, representa um avanço significativo ao simplificar e agilizar o processo de primeiro registro veicular e tem como objetivo proporcionar mais agilidade e comodidade ao cidadão, além  de oferecer uma significativa desburocratização durante todo o procedimento. Além disso, o Detran/MA disponibilizará, muito em breve, uma alternativa para realizar o procedimento diretamente através do site, no qual o usuário poderá solicitar o serviço de qualquer lugar, mediante a utilização do celular ou computador. Essa é mais uma ação importante do Governo do Maranhão para reduzir o número de pessoas em filas, economizando tempo e proporcionando uma experiência mais agradável a todos”, afirma Hewerton Pereira – Diretor-geral do Detran/MA

Estão sendo implantadas novas tecnologias, que pretendem trazer mais segurança em todas as etapas do serviço. Além disso, simplificar o atendimento prestado aos usuários através de um sistema digital, que poderá solicitar o serviço do celular ou computador através do site emplacamentoma.com.br. Dessa forma, com funcionalidades intuitivas e simplificadas.

Etapas do processo de registro veicular:

  • Inserir nota fiscal e validar biometria;
  • Escolha da placa e local de instalação;
  • Pagamento de todas as taxas em uma única transação e no formato desejado (pix, cartão de crédito, parcelado);
  • Aguardar a instalação da placa e recebimento do documento via SMS, Email e/ou Carteira Digital.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • claudio
    24/02/2024 às 13:56

    serviço ficou uma droga. estou tentando emplacar uma moto nova nesse sistema e não esta dando certo. o pior que ninguém fala nada. não um vídeo sequer dizendo como fazer. no DETRAN ninguém sabe de nada. isso tudo foi feito pra ferrar o cidadão. serviço HORRIVEL.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *