14 de fevereiro de 2025

14 de fevereiro de 2025

Detrans pedem mudanças em relação ao emplacamento de veículos


Por Mariana Czerwonka Publicado 24/06/2021 às 19h10 Atualizado 08/11/2022 às 21h27
Ouvir: 00:00

Detrans sugerem o aperfeiçoamento do atual sistema de emplacamento de veículos no Brasil e questionam o valor da nova placa em relação a usada anteriormente.

Emplacamento de veículosFoto: Sebastião Gomes- Detran/RJ.

Em evento que ocorreu na semana passada os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) se reuniram para tratar de vários temas que podem impactar no dia a dia dos cidadãos brasileiros. Entre eles estavam formação de condutores, municipalização de trânsito e emplacamento de veículos.  O evento contou com a participação de Frederico de Moura Carneiro, diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e foi conduzido por Neto Mascellani, presidente da AND e do Detran/SP.

“O objetivo da discussão no âmbito do Denatran é o alinhamento entre os órgãos estaduais e o Governo Federal. Não conseguimos conceber uma política nacional de trânsito sem ouvir os principais atores, as pessoas que estão ali na ponta e que lidam diariamente com o cidadão, que são os Detrans. Analisando todas as demandas, vamos construir políticas com as peculiaridades de cada estado”, afirmou o diretor-geral do Denatran.

Segundo Neto, o encontro foi de extrema importância para o debate de questões operacionais dos órgãos.

 “É muito importante reunirmos os Detrans de todo o País e discutirmos assuntos tão relevantes para o trânsito brasileiro. Não importa o tamanho do estado ou o porte da frota de veículos. Os problemas são os mesmos e devem ser tratados de forma coesa, para alcance de resultados rápidos”.

Emplacamento de veículos

Um dos temas debatidos foi o aperfeiçoamento do atual sistema de emplacamento de veículos no Brasil. Os Detrans questionam o valor da nova placa em relação a usada anteriormente. Segundo os órgãos executivos, esse fator causa  grande impacto financeiro ao cidadão e perda de arrecadação para os Detrans. A Res. 780/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta o sistema de Placas de Identificação Veicular (PIV). Conforme a norma, transferiu-se para a competência dos Detrans o credenciamento e a fiscalização das empresas de estampagem de placas do novo sistema de placas, o que também foi motivo  de várias sugestões dos participantes do encontro.

A sugestão apresentada é que o Denatran, em parceria com os Detrans de todo o país, aprimore o modelo vigente da PIV. Além disso, aperfeiçoe os requisitos de segurança da nova placa. O objetivo é combater, dificultar e reduzir o risco de fraudes.

Veja algumas sugestões dos Detrans:

  • Preservação da autonomia dos Estados quanto ao modo de contratação;
  • Sugestão para que se insira, no documento de licenciamento, a placa Mercosul convertida, incentivando a substituição na frota em circulação;
  • Sugestão para permitir quer realize-se o emplacamento em outro Estado da federação, quando o veículo estiver em trânsito;
  • Previsão de receita aos Detrans em decorrência do emplacamento modelo Mercosul;
  • Controle de estoque de insumos;
  • Integração das informações com sistemas Detrans;
  • Melhoria dos requisitos para credenciamento de estampadores;
  • Adoção de critérios de fiscalização dos estampadores. Além disso, inclusão de requisitos adicionais dos Detrans;
  • Previsão de preço público ou valor específico para Detran. Ademais, alinhamento dos valores cobrados em cada Estado;
  • Incremento de elementos de segurança da placa;
  • Adoção de um fluxo sistêmico uniforme envolvendo Detrans;
  • Possibilitar participação da AND quanto às adequações nas placas para permitir a aplicação da Lei n. 14.157/21.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *