Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

IPVA 2023: na Paraíba motos serão isentas de pagamento

Motos de até 170cc terão isenção de pagamento do IPVA na Paraíba. Veja outras informações!


Por Mariana Czerwonka Publicado 16/12/2022 às 08h15
Ouvir: 00:00
Isenção IPVA 2023 motos
A aprovação de alíquota zero para as motocicletas era uma das promessas de campanha do governador João Azevêdo. Foto: AdobeStock.

Foi aprovado na última terça-feira (13/12), pela Assembleia Legislativa da Paraíba, o PL  4120/22 que prevê a isenção do pagamento de IPVA para veículos de duas rodas com até 170cc. Conforme o Governo do Estado, profissionais mototaxistas, motofretistas e de motocarga se beneficiarão da isenção. A alíquota zero no pagamento do IPVA para os condutores das motos passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2023.

Quem confirmou a informação foi o governador João Azevêdo em publicação nas redes sociais.

“Aprovamos, junto à Assembleia Legislativa da Paraíba, o Projeto de Lei 4120/22, que isenta o pagamento de IPVA para motos e demais veículos de duas rodas com até 170 cilindradas. Isso irá beneficiar todas e todos que utilizam desse meio de transporte no dia a dia”, declarou.

Segundo a Secretaria da Fazenda da Paraíba (Sefaz/PB), a aprovação de alíquota zero para as motocicletas era uma das promessas de campanha do governador. Segundo ele, além de favorecer motoboys que usam o veículo profissionalmente, também favorece agricultores bem como pescadores que utilizam motos para trabalho na zona rural. “Outro aspecto importante é que as motocicletas têm um papel cada vez mais importante na mobilidade urbana nas grandes e médias cidades”, afirma o órgão.

O projeto seguirá, agora, para sanção pelo governador e publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias. A Sefaz-PB será a responsável por operacionalizar a isenção aos proprietários das motocicletas.  

IPVA 2023 em outros estados

Informações divulgadas pela Zapay, startup de tecnologia, mostram que o IPVA ficará, em média, 10% mais caro em 2023. O IPVA  é um imposto estadual, cobrado anualmente, cuja alíquota varia de estado para estado, de 1% a 6%, de acordo com o valor do veículo (Tabela FIPE).

Assim como no ano passado, o valor mais alto para 2023 ainda é reflexo do aumento de preços tanto de veículos novos, como usados.

A data para o pagamento do IPVA 2023 varia de acordo com o estado de registro do veículo e, também, com o dígito final da placa.

IPVA 2023: veja estados que já divulgaram informações e calendário de pagamento

Receba as mais lidas da semana por e-mail

1 comentário

  • IPVA 2023: veja prazos para pagamento com desconto! - Amazonas em trânsito
    17/01/2023 às 09:53

    […] terão mais uma vez um calendário ampliado para realizar o pagamento do tributo em 2023 na Paraíba. A data limite do vencimento para pagamento antecipado com desconto de 10% será o último dia […]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *