Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de julho de 2024

IPVA de veículo usado tem redução de 7,8% em 2013


Por Talita Inaba Publicado 11/12/2012 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h55
Ouvir: 00:00

Os proprietários de veículos usados pagarão em média 7,8% a menos no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), exercício 2013. O deságio, que ficou acima do percentual de 2012, implicando valor mais baixo do imposto, leva em consideração o valor atual dos veículos no mercado nacional. Segundo o gestor de IPVA da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/-L), José Eugênio Barros, a estimativa da redução do imposto em Alagoas pode variar de 5,2% a 30,9%.

“Os veículos populares tendem a desvalorizar menos em comparação aos carros de luxo. Portanto, como a frota alagoana é constituída em sua maioria de veículos populares, a média do deságio ficou em 7,8%”, expôs Barros. Nos próximos dias, a Sefaz-AL divulgará o cronograma de pagamento do IPVA 2013, que seguirá por mês, a ordem referente ao número final da placa do veículo. Ao receber boleto o contribuinte dono de veículo automotor poderá pagar o imposto em parcela única com desconto de 10%, ou o valor integral dividido em três parcelas.

A pesquisa dos valores para cobrança do tributo é feita nos meses de setembro e outubro, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A instituição, que presta serviços a 26 dos 27 Estados brasileiros, é a única do País a efetuar esses estudos de acordo com os critérios específicos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O condutor que não quitar o IPVA até o prazo estabelecido diante de cada final de placa não poderá circular com o veículo. Caso seja flagrado circulando com o veículo, será multado e poderá ter o carro apreendido.

Fonte: Agência Alagoas

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *