Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de fevereiro de 2024

MG: segunda parcela do IPVA começa a vencer e pode ser paga por PIX

A segunda parcela do IPVA começa a vencer nesta semana em Minas Gerais e a novidade é o pagamento por PIX. Veja como não cair em golpe.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 10/04/2023 às 18h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Conforme o cronograma da Secretaria de Fazenda do estado de Minas Gerais (SEF/MG), a segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa a vencer nesta semana e a novidade é o pagamento por PIX. Os veículos com placas final 1 e 2 devem pagar a parcela até quinta-feira (13/4).   

Ainda de acordo com a SEF/MG, o IPVA 2023 pode ser pago em qualquer agência ou terminais de autoatendimento dos agentes arrecadadores autorizados – Banco do Brasil, Mais BB, Itaú, Bradesco, Mercantil do Brasil, Santander, SICOOB, Caixa Econômica Federal -, em todo o território nacional, bastando informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Os correntistas, podem ainda utilizar o terminal bancário ou o sistema on-line dos bancos para quitar o imposto. Para pagamento nas casas lotéricas é necessário levar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que deve ser emitido, exclusivamente, no site da Secretaria de Fazenda.

Pagamento por PIX

Desde o final do mês passado, o IPVA poderá ser pago via PIX, em Minas Gerais. De acordo com a SEF/MG, o órgão implementou essa nova modalidade de pagamento, com o objetivo de ampliar o leque de opções disponíveis para os motoristas mineiros.

Quem tem conta em qualquer instituição financeira ou banco digital (as chamadas fintechs) poderá quitar o tributo acessando o QR Code gerado no Documento de Arrecadação Estadual (DAE) emitido no site da Secretaria de Fazenda.

Além de facilitar a vida dos proprietários de veículos, a medida vai proporcionar, por exemplo, uma redução de custos para o Estado. Isso porque o valor repassado às instituições financeiras por pagamento via PIX é menor que as outras formas de pagamentos disponibilizadas pelos bancos e casas lotéricas.

“O PIX já é uma realidade em grande parte das transações comerciais hoje em dia e o Estado está se adequando e dando mais essa opção ao nosso contribuinte. Inicialmente, essa modalidade está disponível apenas para o IPVA, mas, em breve, pretendemos ampliar para outros impostos e taxas estaduais”, afirma o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza.

Alerta contra golpes

Com mais essa forma de pagamento do IPVA, a Secretaria de Fazenda reforça o alerta contra os golpes aplicados pela internet, redes sociais assim como por aplicativos de mensagens. Por isso, a orientação é para que o cidadão não clique em links, QR Codes, código de barras e outros recebidos nos seus celulares ou e-mails. A única forma de gerar o QR Code é entrando no site da SEF/MG, que é www.fazenda.mg.gov.br. Basta acessar a área do IPVA, e escolher a opção “Emissão da Guia do IPVA”.

Confira o calendário de vencimento das próximas parcelas do IPVA 2023 em Minas Gerais

Segunda parcela do IPVA MG 2023

  • Final de placa 1 e 2: 13 de abril
  • 3 e 4: 14 de abril
  • 5 e 6: 17 de abril
  • 7 e 8:  18 de abril
  • 9 e 0: 19 de abril

Terceira parcela do IPVA MG 2023

  • Final de placa 1 e 2: 15 de maio
  • 3 e 4: 16 de maio
  • 5 e 6: 17 de maio
  • 7 e 8:  18 de maio
  • 9 e 0: 19 de maio

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *