Procura pela CNH digital cresce no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul é um dos estados do Brasil em que mais Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) digitais foram emitidas, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
Segundo últimos números divulgados pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Rio Grande do Sul é um dos estados do Brasil em que mais Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) digitais foram emitidas, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
E ainda, segundo dados, desde o início da pandemia, a procura pela CNH digital só vem crescendo no Rio Grande do Sul, em um total de 5,1 milhões de condutores, 20% já aderiu ao formato digital.
Vale lembrar que a CNH-e é uma versão eletrônica da carteira de motorista, que tem o mesmo valor jurídico do documento impresso, com todas as informações da carteira física, garantindo a autenticidade do documento.
Dentre as muitas vantagens em apostar na versão digital, está o fato dela poder ser baixada, antes mesmo, de chegar o documento impresso, ao se habilitar ou renovar a CNH, sem falar na possibilidade de acessá-la off-line, ou seja, sem precisar de conexão.
E mais, o CNH digital pode ser gerada não só em celulares, mas em tablets e outros dispositivos móveis, de uma forma super simples e rápida, basta acessar o aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, disponibilizado pelo Serpro.
Mas, atenção, antes de baixar o app, é preciso se cadastrar no Portal de Serviços da Senatran, podendo se informar melhor na página ou pelo telefone do Detran.
Acesso off-line
Embora acessar off-line a versão digital possa ser, realmente, uma grande vantagem, de acordo com o Detran/RS, é preciso ter muita atenção ao optar utilizar o documento digital, pois caso acabe a bateria, o acesso ao documento fica inviabilizado.
Ou seja, caso o equipamento esteja descarregado ou não funcione, será considerado que o condutor não está portando o documento e, assim, será autuado com base no artigo 232 (conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório), uma infração leve que prevê multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento.
Por isso, antes de sair de casa portanto apenas a versão digital, se certifique de que a bateria e a saúde de seu aparelho estejam em dia.
Saiba mais:
Como imprimir o CRLV 2021? Veja o passo a passo
Passo a passo para obter a CNH digital
Primeiramente, vale saber que para poder baixar a versão digital é preciso que a carteira impressa tenha sido emitida a partir de maio de 2017, onde terá o QRCode. Caso não tenha essa versão, será preciso solicitar ao Detran uma segunda via do documento.
- Faça o download do aplicativo na App Store ou Play Store, após aberto, se cadastre junto a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Preencha o CPF e clique em “Continuar”.
- Insira os dados pedidos no formulário e senha escolhida.
- Em seguida, será enviado um link de validação da conta para o e-mail cadastrado.
- Após confirmação, valide os dados da CNH digital no app, depois, insira o documento no aplicativo e clique no ícone verde para incluir o documento, clique em CNH digital, e insira o número de sua CNH, e informe o número de segurança que está impresso no seu documento.
- Depois, clique em “OK” e, em seguida, em “Baixar CNH”.
- Então, é só criar uma chave de acesso, um PIN de quatro números, e conclua o cadastro do PIN.
- Pronto, a sua CNH digital constará na tela inicial do aplicativo CNH digital e sempre que quiser acessá-la, é só clicar no ícone e inserir o PIN.
- A imagem de sua CNH, frente e verso, ficará disponível com a mesma validade do documento original em papel
Pronto, agora, mesmo off-line, será possível acessar a habilitação pelo smartphone ou outro dispositivo, só lembre-se de estar em dia com os vencimentos, multas, pois hoje já podemos contar com muitas facilidades, até mesmo pagar o IPVA na lotérica, evitando transtornos.