Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Procura pela CNH digital cresce no Rio Grande do Sul


Por Agência de Conteúdo Publicado 10/10/2021 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h21
Ouvir: 00:00

O Rio Grande do Sul é um dos estados do Brasil em que mais Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) digitais foram emitidas, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. 

Segundo últimos números divulgados pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Rio Grande do Sul é um dos estados do Brasil em que mais Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) digitais foram emitidas, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

E ainda, segundo dados, desde o início da pandemia, a procura pela CNH digital só vem crescendo no Rio Grande do Sul, em um total de 5,1 milhões de condutores, 20% já aderiu ao formato digital.

Vale lembrar que a CNH-e é uma versão eletrônica da carteira de motorista, que tem o mesmo valor jurídico do documento impresso, com todas as informações da carteira física, garantindo a autenticidade do documento.

Dentre as muitas vantagens em apostar na versão digital, está o fato dela poder ser baixada, antes mesmo, de chegar o documento impresso, ao se habilitar ou renovar a CNH, sem falar na possibilidade de acessá-la off-line, ou seja, sem precisar de conexão.

E mais, o CNH digital pode ser gerada não só em celulares, mas em tablets e outros dispositivos móveis, de uma forma super simples e rápida, basta acessar o aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, disponibilizado pelo Serpro.

Mas, atenção, antes de baixar o app, é preciso se cadastrar no Portal de Serviços da Senatran, podendo se informar melhor na página ou pelo telefone do Detran.

Acesso off-line

Embora acessar off-line a versão digital possa ser, realmente, uma grande vantagem, de acordo com o Detran/RS, é preciso ter muita atenção ao optar utilizar o documento digital, pois caso acabe a bateria, o acesso ao documento fica inviabilizado.

Ou seja, caso o equipamento esteja descarregado ou não funcione, será considerado que o condutor não está portando o documento e, assim, será autuado com base no artigo 232 (conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório), uma infração leve que prevê multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento.

Por isso, antes de sair de casa portanto apenas a versão digital, se certifique de que a bateria e a saúde de seu aparelho estejam em dia.


Saiba mais:

Como imprimir o CRLV 2021? Veja o passo a passo


Passo a passo para obter a CNH digital

Primeiramente, vale saber que para poder baixar a versão digital é preciso que a carteira impressa tenha sido emitida a partir de maio de 2017, onde terá o QRCode. Caso não tenha essa versão, será preciso solicitar ao Detran uma segunda via do documento.

  • Faça o download do aplicativo na App Store ou Play Store, após aberto,  se cadastre junto a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Preencha o CPF e clique em “Continuar”.
  • Insira os dados pedidos no formulário e senha escolhida.
  • Em seguida, será enviado um link de validação da conta para o e-mail cadastrado.
  • Após confirmação, valide os dados da CNH digital no app, depois, insira o documento no aplicativo e clique no ícone verde para incluir o documento, clique em CNH digital, e insira o número de sua CNH, e informe o número de segurança que está impresso no seu documento.
  • Depois, clique em “OK” e, em seguida, em “Baixar CNH”.
  • Então, é só criar uma chave de acesso, um PIN de quatro números, e conclua o cadastro do PIN.
  • Pronto, a sua CNH digital constará na tela inicial do aplicativo CNH digital e sempre  que quiser acessá-la, é só clicar no ícone e inserir o PIN.
  • A imagem de sua CNH, frente e verso, ficará disponível com a mesma validade do documento original em papel

Pronto, agora, mesmo off-line, será possível acessar a habilitação pelo smartphone ou outro dispositivo, só lembre-se de estar em dia com os vencimentos, multas, pois hoje já podemos contar com muitas facilidades, até mesmo pagar o IPVA na lotérica, evitando transtornos.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *