Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2024

Observatório de Segurança Viária divulgará estatísticas do DPVAT


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/02/2013 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h49
Ouvir: 00:00

Com o objetivo de desenvolver ações para reduzir o número de acidentes de trânsito no Brasil e divulgar quem pode requerer o Seguro DPVAT, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) acaba de fechar um acordo com a Seguradora Líder DPVAT, administradora do benefício.

A parceria viabilizará a criação de um canal específico de divulgação de estatísticas de acidentes de trânsito e informações sobre indenizações no conjunto de atividades do Observatório. “A sistematização e divulgação dessas informações por uma entidade não governamental de caráter público permitirá que a sociedade tenha maiores esclarecimentos sobre a importância desse instrumento e a respeito dos benefícios a que têm direito as vítimas de acidentes de trânsito. Além disso, teremos dados para contribuir com as ações de prevenção acidentes nas ruas e estradas do país”, diz o presidente do ONSV, José Aurélio Ramalho. Com a parceria, o ONSV terá acesso a dados confiáveis para elaborar estudos que visam tornar o trânsito brasileiro mais seguro.

A Seguradora Líder DPVATvê, na iniciativa, mais um canal de divulgação que ajuda a esclarecer ao cidadão como proceder na hora de pedir o Seguro DPVAT. “Nossa missão é assegurar à população em todo o território nacional, o acesso aos benefícios do Seguro DPVAT. Com a parceria, teremos mais um canal para chegar ao cidadão e, claro, contribuir para que o Observatório Nacional de Segurança Viária possa elaborar pesquisas e estudos relacionados com a segurança no trânsito que serão de grande importância para a sociedade como um todo”, afirma o diretor-presidente daSeguradora Líder DPVAT, Ricardo Xavier.

Com base na troca de informações, o ONSV terá condições de realizar diagnósticos mais precisos sobre o trânsito brasileiro. “Vamos trabalhar com esses dados e compará-los com outros, para que se possa definir com precisão os locais e as razões dos acidentes, o que permitirá indicar as ações corretivas, de fiscalização, de engenharia e de sinalização, para alcançar a redução necessária no total de ocorrências”, salienta Ramalho.

Nos próximos meses, o Observatório divulgará seu primeiro relatório anual, no qual relacionará as principais estatísticas relativas à segurança em vias de tráfego, apresentará o histórico de sua atuação e analisará em profundidade um item prioritário para a prevenção de acidentes. O relatório servirá como alerta anual do Observatório, alimentado principalmente pelas descobertas feitas a partir das atividades rotineiras da entidade, como o apoio a prefeituras na sinalização eficiente de tráfego, a produção e implementação de cursos de segurança, a análise e a proposição de alterações legislativas e a consolidação de estatísticas que permitam investimentos eficazes na prevenção de acidentes.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *