Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de julho de 2024

Paraná tem 3 acidentes com motos por hora


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/05/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h37
Ouvir: 00:00
Motociclistas no trânsitoAs vítimas são em sua maioria jovens, entre 18 e 34 anos.

No Paraná, a cada hora, são registrados, em média, 3 acidentes de trânsito envolvendo motos. A estimativa do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) é que todos os anos aproximadamente 500 motociclistas morrem e 20 mil são feridos nestas ocorrências.

Em todo o Brasil, os motociclistas são considerados grupo de risco. De acordo com a Seguradora Líder, responsável pelo Seguro DPVAT, 76% das indenizações pagas por Morte e Invalidez Permanente causadas por acidentes de trânsito, de janeiro a setembro de 2015, no país, foram para motociclistas.

As vítimas são em sua maioria jovens, entre 18 e 34 anos, em idade economicamente ativa. No período analisado, 53% dos acidentes foram fatais e em 56% o motociclista teve sequelas permanentes.

Entre muitas causas, a imprudência e a falta do uso do capacete, se destacam. “A legislação de trânsito serve, antes de tudo, para a própria segurança do condutor. O capacete diminui consideravelmente o risco de traumas graves e o uso é essencial, no campo ou na cidade, para viagens na estrada e para pequenos trajetos”, lembra o diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.

Segundo a Associação Brasileira de Prevenção dos Acidentes de Trânsito, o risco de morrer em um acidente sobre uma motocicleta é 20 vezes maior do que uma colisão com um automóvel. Esse número sobe para 60 vezes se a pessoa não estiver usando o capacete.

Campanha

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) criou uma estratégia diferente para chamar a atenção para a prevenção de acidentes e redução do número de vítimas no trânsito. Como parte das ações do movimento Maio Amarelo, a autarquia criou 31 pequenas campanhas publicitárias, com duração de um dia cada uma, sobre atitudes que podem fazer a diferença.

Os vídeos mostram depoimentos baseados em fatos reais e serão exibidos, um por dia, no site www.detran.pr.gov.br/maioamarelo e nas redes sociais do Detran.

Acompanhe a campanha:

www.detran.pr.gov.br/maioamarelo
www.youtube.com/user/imprensadetranpr
www.facebook.com/DetranPR/
twitter.com/detran_pr

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Detran/PR

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *